A pesquisa “E-commerce Radar: moda e acessórios – 1º semestre/2017” publicada recentemente pela consultoria Atlas revelou que a taxa de abando de carrinho nas lojas virtuais de moda e acessórios brasileiras é de 82,9%, o que é 0,5% maior que a das outras categorias estudadas. O que fazer para otimizar esse recurso e conseguir converter e lucrar mais?
Só para lembrar, antes de prosseguir nesse texto, a taxa de abandono de carrinho é calculada por meio da divisão da quantidade de carrinhos abandonados pela quantidade de consumidores que acessaram o carrinho de compras da sua loja virtual. Isso significa que nos e-commerces de moda brasileiros, a cada 100 carrinhos acessados, praticamente 83 são abandonados.
Enfim, a seguir, apresento algumas dicas que poderão lhe ajudar a observar o que está acontecendo na hora que os consumidores chegam ao carrinho de compras do seu comércio eletrônico e perceber o que está provocando desistências:
1. Grupo focal:
Você e sua equipe reúnem um grupo de consumidores em um ambiente físico (uma sala ou escritório), os quais utilizarão a sua loja virtual e emitirão pareceres enquanto são filmados. Imagens e pareceres devem ser analisados posteriormente. Esse recurso permitirá que você avalie como o seu carrinho de compras é utilizado e a ter ideias para melhorias. Leia o post “Otimize o seu e-commerce por meio de um grupo focal” e fique por dentro.
2. Teste A/B:
Ferramenta que possibilita que você crie várias versões de uma página ou de um objeto de página e depois compare qual delas é a que vende mais. Saiba mais sobre isso no artigo “Teste A/B” Vtex para e-commerce: o que é e como funciona?”.
3. Tempo real:
Alguns softwares de análise de sites contam com sistemas que viabilizam a observação do comportamento do consumidor em tempo real, o que possibilita analisar e concluir o que está causando o abandono de carrinho em sua loja virtual. No post “Benefícios de analisar o e-consumidor em tempo real” eu abordo esse assunto com mais profundidade.
4. Comentários:
Existem vários aplicativos que permitem que você monitore o que os consumidores estão escrevendo sobre a sua loja virtual nas redes sociais. Ao observar esse aspecto, você poderá verificar se eles estão tendo dificuldades para fechar uma compra e se isso tem relação com as características do carrinho de compras do seu site. Leia mais sobre esse tema no post “7 ferramentas para monitorar comentários nas redes sociais do seu e-commerce”.
5. Analytics:
Softwares de análise como o Google Analytics, entre outros, possibilitam que você faça um levantamento de informações sobre os seus consumidores e, a partir disso, descobra os motivos que os fazem abandonar o carrinho de compras. Confira mais sobre esse assunto na matéria “Seu e-commerce precisa de Marketing Analítico”.
Se ainda não souber como usar essas ferramentas para descobrir as causas do abandono do carrinho de compras do seu e-commerce de moda, então, tente usar soluções padrões, por enquanto, que poderão aumentar sua taxa de conversão, tais como:
1. Remarketing
3. Upselling
Vale tudo para reduzir a taxa de abandono de carrinho de 82,9% nos e-commerces de moda como o seu. Por isso, verifique também o artigo “10 conflitos de check-out que geram abandono de carrinho em lojas virtuais”, descubra se estes conflitos têm ou não ocorrido no seu site e crie um plano de otimizações para converter mais.