5 conversões que devem acontecer em sua loja virtual todos os dias

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Sem conversão não há sucesso no e-commerce

O essencial do e-commerce é a conversão
O essencial do e-commerce é a conversão

No e-commerce, a palavra “conversão” se refere a transformação de um visitante de uma página qualquer de sua loja virtual em algo mais do que um visitante, isto é, em um comprador, um assinante ou um avaliador de conteúdo, entre outras coisas.

Existem muitos tipos de conversão que podem ocorrer em uma loja virtual, dentre os quais selecionei 5, que você poderá conferir a seguir:

1. Conversão de visitantes em compradores de produtos:

Esse é, obviamente, o principal tipo de conversão que poderá ocorrer em seu site e-commerce. Um lead entra em uma página de produto, lê seu conteúdo, se interessa e finaliza uma compra.

Sabemos que a maioria das lojas virtuais brasileiras são de pequeno porte e recebem 10 mil visitantes por mês. Sabemos também que atualmente a taxa de conversão do e-commerce é de 1,60%. E sabemos, ainda, que o Ticket Médio (TM) do comércio eletrônico nacional é de R$ 418,00. Sendo assim, ao fazermos as contas, podemos presumir que uma loja virtual de pequeno porte faça 160 vendas mensais e seja capaz de faturar até R$ 66.880,00 a cada trinta dias. Esse é o seu caso?

Seja este o seu caso ou não, esse é o tipo de conversão que você deve trabalhar para aumentar dia após dia. Se eu pudesse te dar um conselho eu diria para você melhorar a sua taxa de conversão de vendas e o seu TM para obter melhores resultados.

2. Conversão de visitantes em assinantes de E-mail Marketing:

Desde que um visitante entre em sua loja virtual e assine a sua lista de E-mail Marketing, tudo bem se ele não comprar nada agora, pois, depois de ler os seus e-mails matadores, cheios de argumentos persuasivos, ele certamente mudará de ideia e passará a pensar, “pelo amor de Deus, me venda logo alguma coisa!”.

Para fazer com que os seus visitantes assinem a sua lista de E-mail Marketing, faça uso de formulários de captura, pop-ups de captura e squeeze pages. Leia o artigo “Como obter os primeiros 10 mil assinantes de E-mail Marketing para a sua loja virtual?” e conheça outras ideias que você poderá usar.

3. Conversão de visitantes em cadastrados na sua loja virtual:

Um visitante poderá entrar na sua loja virtual e não comprar nada, mas preencher um cadastro. Isso não é inteiramente bom, no entanto, quando ele voltar da próxima vez, as vendas serão bem mais fáceis.

Na próxima oportunidade, ele poderá comprar com apenas um clique (sem precisar inserir senhas ou preencher formulários), em poucos segundos, por meio de tecnologias como a SmartCheckout®, posto que o cadastro já foi feito anteriormente. Isso é o que chamamos de compra por impulso no e-commerce.

4. Conversão de visitantes em compartilhadores de conteúdo:

Além de compartilhar, seus visitantes também podem curtir, comentar e recomendar seus produtos nas redes sociais ou via e-mail. Facilite esse tipo de conversão com um Design integrado às mídias sociais e um layout responsivo capaz de se adaptar às telas pequenas das tecnologias móveis.

5. Conversão de visitantes em avaliadores de produtos:

Os visitantes que já foram convertidos em compradores poderão voltar à sua loja virtual para comentar se gostaram do produto, do serviço de entrega, do atendimento, etc. Esse conteúdo da audiência é importante porque pode convencer outros consumidores que estão em dúvidas a fecharem negócio no seu site. Isso ocorre porque as resenhas criadas pelos compradores funcionam como provas sociais de que aquilo que você vende e como vende é realmente muito bom. Mas tenha cuidado, pois nem todo mundo que comenta realmente usou o produto. Por isso, para atestar a validade dos comentários, use o selos como o do “Site Sincero”.

Você também poderá trabalhar com outros tipos de conversões. Por exemplo, tente convencer os seus visitantes a instalar o aplicativo da sua loja virtual, a visualizar e comprar um produto relacionado por meio das técnicas de cross-selling e upselling, entre outras coisas.

Pois bem, daqui para frente pense em converter, converter, converter, pois, sem conversão não há sucesso no e-commerce.