Conforme refletimos no artigo “Qual a diferença entre empreender e administrar e-commerces”, o empreendedor é aquele que tem a visão de um futuro melhor baseada em um negócio que ele começa a criar a partir de agora.
“Negócio”, nesse contexto, é nada mais que o planejamento e desenvolvimento de um novo e-produto e/ou uma nova loja virtual, por exemplo, e o seu consequente lançamento no mercado.
Para que um empreendedor possa realizar tal proeza, ele precisa reunir em si algumas competências como:
1. A disposição para o conhecimento
O empreendedor e-commerce precisa tem um entendimento de médio para alto não apenas sobre o setor no qual pretende desenvolver um novo negócio, mas também sobre as tecnologias de criação de lojas virtuais. Ele deve possuir iniciativa para buscar estas informações.
2. A aptidão para a inovação
O conhecimento adquirido no item 1 desta lista favorece a sorte do empreendedor no que diz respeito à descoberta de novas oportunidades de negócios, à criatividade para o desenvolvimento, planejamento e lançamento de e-produtos e de sites e-commerces inovadores.
3. A capacidade de concretização
Não basta sonhar com um e-produto ou e-commerce inovador. O empreendedor precisa se comprometer com a concretização do sonho. Ele deve empenhar energia, correr riscos calculados, delinear metas de curto, médio e longo prazo, além de medir seu desempenho e sua evolução.
4. O talento para relacionamentos
Não se pode realizar um grande empreendimento como uma loja virtual sozinho. Por isso, o empreendedor tem que saber inspirar colaboradores para o futuro promissor que ele prevê. Ele também precisa ser flexível para lidar com os fornecedores e com os consumidores.
5. A habilidade de superação
Como o empreendedor vive em territórios inexplorados em busca de inovações, há grande possibilidade de as coisas darem muito errado. Por isso, ele deve desenvolver sua resistência contra frustrações, ser persistente para continuar e otimista para perceber que pode mudar.
De acordo com um dos maiores especialistas em empreendedorismo do Brasil, Fernando Dolabela, saber empreender não é algo genético, mas uma ação que pode ser aprendida por toda e qualquer pessoa via treinamento e/ou pelo convívio com outros empreendedores.
É claro que, depois que um novo e-produto ou um site e-commerce é desenvolvido e lançado no mercado por um empreendedor, entra em cena a figura do administrador, a qual comentarei no próximo artigo.
Portanto, fique de olho aqui no blog!