Empreendedor é quem cria e visualiza um futuro promissor por meio de sua inovação. Administrador é quem gerencia e direciona a criação para esse futuro promissor. É basicamente isso o que exponho no artigo “Qual a diferença entre empreender e administrar e-commerces”.
Para gerenciar a criação, o administrador deve contar com competências como:
– A disposição para o conhecimento
O mercado e as tecnologias online têm atualizações rápidas que otimizam o e-commerce e o administrador deve acompanhar essas tendências, estudá-las e ser dinâmico o suficiente para aplicá-las em seu negócio digital a fim de se manter competitivo.
– A capacidade de antecipação
Enquanto o empreendedor almeja um futuro melhor em longo prazo a partir de sua inovação, o administrador se antecipa ao futuro imediato do mercado e dos consumidores, aplica melhorias em sua loja virtual com mais velocidade que seus concorrentes e, assim, obtém vantagens.
– A habilidade da organização
O administrador deve pensar estrategicamente, o que envolve conhecer bem e aprimorar os setores e a cadeia de valor da empresa. Ele precisa saber ler, interpretar, correlacionar e contextualizar os relatórios de desempenho para, assim, conseguir tomar decisões com mais qualidade.
– A aptidão para a comunicação
Diariamente, o administrador e-commerce lida com pessoas de diferentes gerações, com quem precisa se comunicar adequadamente. Ele deve gerenciar conflitos, motivar colaboradores, transferir conhecimentos e estimular a cooperação tendo em vista a superação de metas.
– O talento para direcionar
O administrador deve ser capaz de encaminhar os colaboradores e fornecedores para que sigam a cultura organizacional do e-commerce delineada pelo empreendedor, o que inclui treiná-los para o cumprimento da Missão, da Visão, dos Valores, da ética e da consciência da qualidade.
Assim como as competências empreendedoras, as habilidades administrativas não são genéticas e podem ser aprendidas por meio de treinamentos teóricos e práticos em escolas e faculdades de administração por toda e qualquer pessoa.
Vale lembrar que todo e-commerce precisa ter um empreendedor capaz de criar novos e-produtos e e-serviços capazes de mudar o futuro para melhor e, ao mesmo tempo, contar com bons administradores para gerenciar o desempenho desses novos e-produtos e e-serviços no mercado.