O E-mail Marketing para e-commerce pode gerar uma conversão de vendas de 2% a até pouco mais de 4%, o que é superior à média do comércio eletrônico, que gira em torno de 1,65%. Isso faz dessa ferramenta um importante aliado de empreendedores como você.
Utilizá-la, porém, requer o ajuste de inúmeros detalhes. A seguir exponho 5 desses detalhes, os quais você precisa checar para o E-mail Marketing do seu e-commerce funcionar bem:
1. Você pediu permissão?
Uma das primeiras boas práticas do E-mail Marketing é pedir permissão antes de começar a enviar e-mails para uma ou mais pessoas. Por isso, você deve esquecer as listas de e-mails prontas e criar listas a partir do zero por meio das chamadas squeeze pages e dos formulários de captura de e-mails. Isso vai lhe poupar muitas dores de cabeça e livrá-lo da má reputação.
2. Sua mensagem possui bons argumentos?
Ao criar conteúdo, certifique-se de que este irá atingir em cheio a mente e o coração dos seus assinantes. Para que isso possa ser possível, você deve conhece-los muito bem. É preciso saber quais são seus medos e desejos e, a partir disso, desenvolver mensagens convincentes acerca de como os seus produtos e serviços poderão suprir tais demandas. Essas mensagens podem ser melhor desenvolvidas a partir dos princípios persuasivos de Cialdini e do Neuromarketing.
3. Suas listas são segmentadas?
Além de segmentar as suas listas por idade, pontos geográficos e poder aquisitivo, procure fazê-lo também por fase da jornada de compras. Cada consumidor tem um ciclo de vida e encontra-se em uma etapa de compra diferente. Quem já comprou uma impressora, agora poderá precisar de cartuchos de tinta ou de folhas especiais para impressão. Sendo assim, separe cada um dos seus assinantes conforme os seus desejos e anseios atuais.
4. Seus e-mails são otimizados para tecnologias móveis?
As tecnologias móveis como os smartphones e os tablets, e agora também os relógios e óculos inteligentes, possuem diferentes tamanhos de telas para as quais as mensagens precisam ser adaptadas. Desenvolva mensagens responsivas e cujos links e botões sejam fáceis de utilizar nos mais diversos tipos de telas.
5. Seus e-mails possuem botões?
As pessoas estão mais acostumadas a apertar botões do que links, por isso, se você puder trocar os links dos seus e-mails por botões chamativos, muito provavelmente você obterá uma maior interação por parte dos seus assinantes. Em outras palavras, ao usar botões, os seus assinantes clicarão mais e muito mais gente lerá as mensagens ou comprará os produtos e serviços que está tentando comercializar.
Por fim, meça os seus resultados campanha após campanha e tente descobrir como melhorá-las a fim de obter taxas de conversão de vendas cada vez maiores.