Todo gestor de Marketing e de e-commerce sabe bem como é a batalha para conquistar a mente e o coração dos consumidores e, desse modo, fazer com que eles comprem algo em suas lojas ao invés de comprarem nas lojas dos concorrentes. A coleta de dados dos consumidores e a qualificação dos leads (contatos) são algumas das principais dificuldades neste contexto. Mas há uma solução.
Nesse artigo nós apresentaremos uma pesquisa que aborda as dificuldades e dores na hora da divulgação, o que lhe ajudará a aumentar sua consciência sobre este assunto. Além disso, mostraremos uma ferramenta que pode reduzir a pó a maioria dessas dificuldades. Acompanhe em seguida!
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COLETA DE DADOS É UMA DAS MAIORES DIFICULDADES DAS EQUIPES DE MARKETING
A coleta de dados, quem diria, é a atividade que causa mais dores de cabeça nas equipes de Marketing no contexto do comércio eletrônico. De acordo com o estudo “Panoramas de Marketing e Vendas 2024”, dos 3.311 profissionais participantes:
- 43% disseram que coletar dados é difícil porque as informações sobre os consumidores estão dispersas em diferentes ferramentas;
- 40% revelaram que gerar relatórios é a maior dificuldade porque esta atividade ainda requer muita interação humana, ou seja, ainda é muito manual;
- 37% responderam que compreender quais são os leads (contatos) com a maior qualificação, isto é, propensão para realizar uma compra, é a ação mais difícil;
- 36% indicaram que o maior obstáculo é gerar relatórios e análises que realmente comprovem a eficiência das campanhas de divulgação;
- 36% disseram que têm dificuldade quando a tarefa é priorizar a análise de dados na rotina;
- 36% informaram que o maior gargalo é entender quais dados são realmente relevantes para se fazer uma análise;
- 35% disseram que o maior problema é compreender qual é a Jornada do Cliente, isto é, do lead.
Além disso, quando indagados sobre as principais dores dos times de divulgação, 35% responderam que é aumentar a conversão ou o engajamento de contatos. Outros 12% revelaram que o problema está em definir ofertas e conteúdo que conversem com o seu público. Enquanto isso, para 10% a maior dor é ter baixa conexão com o time de vendas. Enfim, 10% indicaram que o maior problema é enviar contatos prontos para comprar ao time de vendas. Confira, adiante, como solucionar isso!
SOLUÇÃO PARA COLETA DE DADOS E OUTRAS AÇÕES
A dificuldade para divulgar é grande, mas felizmente existe uma solução excelente para a maioria dos problemas que as equipes de Marketing enfrentam quando precisam divulgar um e-commerce. Essa solução é a plataforma de Automação de Marketing e Inbound Marketing RD Station.
De fato, a RD Station conta com recursos como landing pages, formulários e pop-ups, que não apenas facilitam, mas aceleram a captação de contatos. Ela também emite relatórios, que proporcionam mais praticidade para lidar com os dados dos consumidores e compreender as suas jornadas.
Além disso, essa plataforma vem com ferramentas de Lead Scoring e Lead Tracking, com as quais é possível entender o comportamento dos consumidores na loja virtual. Essas ferramentas podem segmentar os leads com precisão, proporcionando maior facilidade para nutrir e qualificar.
A automação que a RD Station proporciona para enviar e-mails, fazer a nutrição de leads, capturar contatos e outras tarefas, reduz o trabalho manual e os erros. Essa plataforma, enfim, viabiliza criar campanhas hiperpersonalizadas, que geram melhor conversão e melhores resultados. Implemente e tire as suas próprias conclusões!
COMO IMPLEMENTAR?
Para implementar a RD Station no seu e-commerce e assim, facilitar a coleta de dados e outras ações de Marketing, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com certificação em RD Station desde 2021 e, portanto, tem habilitação para criar, implementar, testar, configurar, otimizar, evoluir, performar e gerenciar projetos de Inbound Marketing e Automação de Marketing com esta tecnologia para empresas como a sua. Entre em contato!
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