No jogo de xadrez, quem domina o centro do tabuleiro tem maiores chances de vencer uma partida. Assim é também no e-commerce, no qual o centro da tabuleiro é a primeira página dos resultados de buscas do Google e similares.
Manter a sua loja virtual e produtos com presença firme – seja via conteúdo SEO ou por meio dos links patrocinados do Google Adwords – na primeira página dos resultados de buscas do Google é fundamental para o crescimento.
Ao usar as duas estratégias ao mesmo tempo, você obtém benefícios como:
- Mais resultados em curto prazo
Uma campanha de Google Adwords pode colocar as landing pages (páginas de vendas) do seu site e-commerce imediatamente nas primeiras colocações dos resultados de pesquisa dos buscadores. O serviço é pago, porém, a agilidade compensa. Não esqueça de inserir seus gastos com propaganda nos custos variáveis na hora de calcular (via Mark-up) o preço de venda dos seus produtos para não sair no prejuízo.
- Mais resultados em longo prazo
A diferença entre conteúdo SEO e links patrocinados é que o primeiro você só paga uma vez para um redator. Depois disso, um artigo publicado pode permanecer na web por décadas e, durante esse tempo, gerar audiência grátis para o seu blog e-commerce e loja virtual. Com essa estratégia, você pode demorar entre seis meses a até um ano para chegar à primeira página dos resultados de buscas orgânicas (dependendo da palavra-chave). É possível conseguir resultados mais rápidos se você divulgar seus posts em fanpages com muitos fãs.
- Mais economia em longo prazo
Em longo prazo, quando a sua estratégia SEO começar a fazer efeito e os internautas começarem a chegar às suas páginas de vendas por meio de conteúdo orgânico encontrado no Google, você poderá diminuir os seus gastos com links patrocinados e usar essa economia para fazer outros investimentos importantes para a sua loja virtual. Pense nisso!
- Mais vantagens frente à concorrência
Como eu disse no início deste artigo, pressionar o centro do tabuleiro (a primeira página dos resultados de buscas do Google) é importante para sobrepujar a concorrência. No primeiro momento, você deve fazer isso via Google Adwords e, em logo prazo, aumentar a pressão via conteúdo SEO. Como no jogo de xadrez, quanto mais tempo permanecer no centro do tabuleiro que é o topo da primeira página dos resultados de buscas, mais você restringe os movimentos do seu oponente e ganha mercado. Mesmo em momentos inoportunos, essa estratégia é válida, conforme descrevo no artigo “Por que um e-commerce deve anunciar em períodos de crise?”.
Por isso, se você planeja iniciar um e-commerce ou deslanchar o que já tem, pense em empregar os links patrocinados do Google Adwords e o conteúdo SEO para blog e-commerce ao mesmo tempo a partir de agora.