4 filosofias para aplicar ao seu e-commerce e leva-lo ao sucesso

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Princípios que vão orientar o seu negócio

Filosofias como a Kaizen e Lovemark's, entre outras, são úteis para seu e-commerce

Filosofias como a Kaizen e Lovemark’s, entre outras, são úteis para seu e-commerce

Que tal implantar algumas filosofias testadas e reverenciadas ao longo do tempo para fazer prosperar o seu comércio eletrônico? Confira agora essa lista com 4 metodologias e seus princípios para a sua utilização:

1. Filosofia Kaizen para e-commerce:

Originada no Japão após a 2ª Guerra Mundial, a filosofia Kaizen conta com 9 princípios que visam ajudar as empresas, dentre as quais o seu comércio eletrônico, a criar uma cultura de melhoria contínua.

São seus princípios: aprender na prática, eliminar o desperdício, trabalhar de forma colaborativa, aumentar a produtividade, agir em todos os locais da empresa, comunicar as melhorias, focar nas necessidades, pessoas e processos.

De acordo com essa filosofia, uma empresa não se pode passar um dia sem que seus colaboradores e gestores não realizem ao menos uma melhoria, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

2. Filosofia do Marcus Lemonis:

Radicado nos Estados Unidos onde apresenta o programa de TV “O Sócio”, que o deixou famoso em várias partes do mundo, Marcus Lemonis é um empresário libanês que possui um fortuna de aproximadamente US$ 2 bilhões.

Lemonis é CEO da Camping World e sócio de várias empresas nas quais aplica sua filosofia denominada “3Ps do Marcus Lemonis”, que envolve a otimização das Pessoas, dos Produtos e dos Processos.

Em suas empresas, Lemonis luta para colocar as pessoas certas nos lugares certos; melhorar os produtos e o mix de produtos; otimizar os processos para que sejam feitos mais rapidamente, com menos custos e mais qualidade.

3. Filosofia Lovemark’s:

No mundo do Marketing, considera-se “Lovemark” uma marca que ganhou a confiança do consumidor ao ponto de se tornar insubstituível, mesmo que a marca do concorrente seja melhor. O conceito foi criado por Kevin Roberts.

São suas Lovemark’s, por exemplo, o time de futebol, a religião, o partido político, a banda musical que você respectivamente torce, crê, segue e curte, mesmo que estes venham a fazer coisas abomináveis.

Segundo esta filosofia, para uma marca se tornar uma Lovemark para as pessoas, ela precisa desenvolver os princípios do Mistério, da Intimidade e da Sensualidade. Saiba mais em “Como usar a teoria Lovemark’s no e-commerce”.

4. Filosofia da Cultura Organizacional:

De acordo com o “Portal Gestão”, foi o professor PhD em Psicologia Social, Edgar Schein, quem cunhou o termo “cultura organizacional”, hoje uma filosofia que ajuda você a criar uma filosofia unificadora para a sua empresa.

Implantar uma cultura organizacional envolve a criação e integração de Missão, Valores e Visão ao seu e-commerce. Esta última, por sua vez, deve ser atrelada aos planos estratégico, tático e operacional da empresa.

São benefícios da implantação de cultura organizacional a padronização das cores e símbolos, dos procedimentos de comunicação e dos modos de atuação, que conferem “personalidade” para sua empresa (no caso, seu e-commerce).

Estude e aprofunde-se na teoria e na prática dessas filosofias e aplique-as gradativamente ao seu comércio eletrônico. Elas lhe indicarão o caminho certo e aumentarão as chances de sucesso no mercado e-commerce.