O E-mail Marketing é uma estratégia utilizada por 10 em cada 10, isto é, por 100% das grandes lojas virtuais brasileiras, o que por si só atesta que a ferramenta é muito eficaz para vender mais online. E pode ser melhor!
Para usar todo o potencial do E-mail Marketing, ou seja, para ter uma melhor taxa de retorno, experimente colocar em prática estas 4 dicas preparadas pelos profissionais aqui da agência e-commerce E-Plus, confira:
1. Realize testes A/B para descobrir oportunidades
Crie várias versões de cada peça de E-mail Marketing e verifique qual delas têm mais adesão frente os seu público-alvo. Tente descobrir por que um tipo de e-mail vende mais do que outro e use esse conhecimento para criar peças cada vez mais atrativas.
2. Segmente a sua base de suspects quando ela ficar muito grande
Se estiver usando uma ou várias squeeze pages para capturar e-mails, verá que a lista crescerá e, em dado momento, ficará muito extensa. Quando isso acontecer, comece a criar grupos de e-mails segmentados por idade, sexo, região e outros parâmetros. Isso lhe ajudará personalizar as mensagens conforme as características dos suspects e, dessa forma, aumentar o retorno.
3. Entre em contato com o prospect após abandono de carrinho
Quando alguém entra em sua loja virtual, enche o carrinho e depois sai sem pagar/comprar, configura-se o que chamamos de “abandono de carrinho”. Nesse contexto, aconselhamos que você rastreie os prospects que saíram sem comprar e lhes envie e-mails personalizados com produtos similares, com descontos ou outras facilidades que os façam fechar negócio.
4. Envie seus prospects para uma landing page ao invés de home page
Ao criar um e-mail sobre um produto específico da sua loja virtual, trate de colocar um link direto para uma landing page (página de venda) específica do produto. Nunca envie o prospect para a home page da sua loja virtual, pois ele perderá o foco e sairá sem comprar nada.
O E-mail Marketing é um recurso fundamental para o sucesso do seu Funil de Vendas E-commerce. Com ele, você poderá transformar – gradualmente – os visitantes da sua loja virtual em leads, suspects, prospects, clientes e fregueses. Resumindo, o E-mail Marketing é um dos caminhos mais eficazes para a fidelização no comércio eletrônico.