31% dos consumidores só fazem pagamentos digitais e não usam mais dinheiro físico

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Varejistas brasileiros tentam investir em tecnologia para facilitar a experiência de compras

Cada vez mais consumidores brasileiros estão descobrindo as facilidades dos pagamentos digitais. Foto meramente ilustrativa: @wayhomestudio
Cada vez mais consumidores brasileiros estão descobrindo as facilidades dos pagamentos digitais. Foto meramente ilustrativa: @wayhomestudio

Saiu recentemente o Relatório do Varejo 2024, o qual revelou que boa parte dos consumidores brasileiros não usam mais dinheiro físico, isto é, eles preferem fazer pagamentos digitais.

Produzido pela Adyen, em parceria com o Centro de Pesquisas Econômicas e de Negócios, o Relatório do Varejo 2024 levou em consideração a opinião de 13 mil empresas de 26 países, além de aproximadamente 38.000 consumidores. Os dados foram citados no portal E-commerce Brasil. Saiba mais em seguida!

PAGAMENTOS DIGITAIS VS DINHEIRO FÍSICO NO VAREJO

De acordo com o estudo da Adyen, entre os consumidores brasileiros entrevistados:

  • 31% não levam mais consigo dinheiro físico, ou seja, eles fazem pagamentos usando apenas tecnologias digitais;
  • 26% desejam que a sociedade elimine o uso do dinheiro físico já no próximo ano;
  • 18% preferem transações digitais que requerem poucos cliques;
  • 10% usa ou já usou pontos de autoatendimento para finalizar compras.

Além disso, a pesquisa também revelou que 59% dos consumidores abandonam as lojas físicas, enquanto 46% abandonam as lojas virtuais caso não possam pagar usando o meio de pagamento que desejam. Esses números estão próximos da média mundial, que gira em torno de 55% e 57%.

O relatório demonstrou, ainda, que 51% das empresas já aceitam pagamentos por meio de carteiras digitais; e que 25% dos comerciantes brasileiros fornecem o checkout online com apenas um clique, tanto no aplicativo quanto na loja virtual. Este número se revela acima da média mundial, que é de cerca de 19%.

MAIS DIGITALIZAÇÃO VEM AÍ COM AS GERAÇÕES Z E ALFA

A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1997 e 2012; e a Geração Alfa, que abrange as pessoas nascidas a partir de 2013, são nativas digitais, sendo esta última a mais educada e tecnologicamente integrada até o momento.

Os consumidores mais velhos que fazem parte dessas duas gerações têm entre 11 e 27 anos e, sendo assim, alguns estão chegando agora ao mercado de trabalho, enquanto outros estão começando a ocupar cargos de destaque dentro das empresas.

Na mesma medida em que essas duas gerações se integram na economia, a necessidade de digitalização do comércio tende a aumentar. Os pagamentos digitais, por exemplo, para essas pessoas, são tão certos quanto a Lei da Gravidade.

Principalmente por estes motivos, os varejistas não podem vacilar. É urgente aumentar o uso de tecnologias digitais no varejo. Além disso, é mais do que necessário realizar a unificação do comércio online e físico o mais rápido possível.

Vídeo: saiba mais sobre quais meios de pagamento oferecer na sua loja virtual (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

COMÉRCIO UNIFICADO NO BRASIL

Quando o assunto é comércio unificado, o Brasil ainda está longe de ser excelente. Para você ter uma ideia, de acordo com o Relatório do Varejo 2024 da Adyen, 30% dos varejistas brasileiros, apenas, contam com um comércio unificado.

  • Leia também o nosso artigo “BNPL” e conheça mais uma solução de pagamento!

Todavia, o mesmo relatório demonstra que os varejistas que adotaram o comércio unificado obtiveram um crescimento de 8%. E mais, 58% dos varejistas brasileiros aumentaram suas vendas logo depois de investirem em comércio unificado.

Neste contexto, o uso de pagamentos digitais é fundamental, mas não apenas isso. Também é preciso investir na unificação dos estoques e do Marketing; bem como na criação de experiências de frete variadas como ship to store, ship to home, pick up in store e ship from store, entre outras.

COMO OTIMIZAR PAGAMENTOS DIGITAIS E IMPLANTAR COMÉRCIO UNIFICADO?

Para otimizar seu e-commerce, seja com pagamentos digitais ou com comércio unificado, entre outras tecnologias, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus é uma agência de e-commerce e Marketing Digital com mais de 10 anos de história e mais de 400 projetos realizados em Portugal, Espanha, Costa Rica, Colômbia, Equador, Argentina e Brasil, entre outros países.

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