Dá-se o nome de Business to Business (B2B) ao comércio eletrônico em que as empresas vendem produtos para outras empresas e não para os consumidores finais. Caso queira saber mais sobre isso, consulte o artigo “Conheça os tipos de e-commerce: B2B, B2C, B2E, C2C”.
Eu já abordei aqui, como exemplo e para inspiração de quem pretende abrir um negócio nessa área, “3 sites de e-commerce B2B brasileiros” e agora apresento 3 vertentes estrangeiras, confira:
1. 1688:
Um dos vários domínios da multinacional do e-commerce Alibaba, o 1688.com é uma loja virtual B2B que funciona dentro do território chinês, por isso, todo seu conteúdo está escrito no Idioma Mandarim.
Só por curiosidade, o 1688 tem esse nome porque a sonorização desses números em chinês é muito parecida com a sonorização da palavra “Alibaba”. O uso dos números é, assim, uma questão de simplificação e usabilidade.
Esse site e-commerce B2B é especializado em comercialização genérica de produtos para revendedores chineses, o que não significa que empresas de outros países também não possam fazer compras por lá. Os fornecedores, por sua vez, para funcionarem na plataforma 1688 devem abrir um site integrado ao sistema.
2. Grainger:
A Grainger.com é um comércio eletrônico B2B voltado para a venda de suprimentos industriais como motores, luvas, capacetes, escadas, etc. (são mais de 900 mil produtos) que podem ser enviados para todo o mundo.
Curiosamente, este site não requer cadastro prévio dos compradores (como é de costume em outros sites do tipo B2B). Todos podem selecionar os produtos e só depois, ao passar pelo carrinho, partir para o registro e checkout.
A empresa conta, ainda, com um catálogo que inclui serviços de segurança, iluminação, gestão de inventário e consultorias, entre outros, além de soluções para pequenas empresas, atividades de sustentabilidade, etc.
3. Fisher Scientific:
A Fichersci.com é um site e-commerce B2B que comercializa produtos, ferramentas e equipamentos que são comumente utilizados no ramo de Saúde. Sua lista inclui mais de 900 mil itens que vão desde pipetas a até microscópios.
Assim como o site da Grainger, o Fisher Scientific permite que os usuários possam navegar por sua imensa lista de produtos, adicionar itens ao carrinho de compras e só depois realizar as etapas de cadastro e checkout.
Estima-se que o faturamento do comércio eletrônico B2B chegará aos US$ 6,7 trilhões em 2020, montante este que é quase o dobro do previsto para o comércio B2C. Saiba mais sobre isso no post “6 lições de Marketing B2B para o seu e-commerce”.