O “Business to Business” (B2B) é o termo que define o comércio eletrônico realizado de empresa para empresa. Ele é diferente do B2C, que envolve o comércio entre empresas e consumidores finais.
Como relatei no artigo “6 lições de Marketing B2B para o seu e-commerce”, o B2B vai movimentar mais de US$ 6,7 trilhões até 2020, quantia esta que é mais do que o dobro do e-commerce B2C.
Por essas e outras, o B2B é extremamente relevante para quem pretende fazer sucesso no comércio eletrônico. Eis algumas empresas brasileiras que já estão abrindo espaço nesse setor e inspire-se:
1. Moda na Web:
E-commerce atacadista com sede no Rio de Janeiro, a “modanaweb.com” comercializa blusas, bermudas, calças, casacos, camisetas, jeans, lingerie e outras peças do vestuário masculino e feminino diretamente e tão somente para lojistas.
O sistema conta com uma loja virtual e com um portal informativo com tutoriais para os fabricantes que querem vender e para os atacadistas que pretendem comprar. Para ter acesso aos preços, os lojistas devem se cadastrar e aguardar autorização para visualização.
2. Yatspet:
Sediado em São Paulo, o “yatspet.com.br” é um e-commerce voltado para a comercialização de brinquedos, comedouros, identificadores, bolsas, mantas, camas e flats e outros acessórios para cães e gatos diretamente para empresas revendedoras.
Para ter acesso aos preços, o varejista precisa antes de cadastrar na plataforma da Yatspet, medida esta que requer a inserção da razão social, nome fantasia, nome do responsável, CNPJ, endereço, localização e meios de contato da sua empresa.
3. B2Brazil:
Empresa localizada em São Paulo, a “b2brazil.com.br” mantém um site e-commerce marketplace com centenas de lojistas que comercializam diferentes tipos de produtos como móveis, moda, eletrônicos e alimentos para micro, pequenas e médias empresas.
Além do marketplace, a plataforma conta com um portal que serve para que um lojista ou um comprador possa criar um perfil, ler tutorias e acessar serviços e recursos diversos.
Há várias plataformas de e-commerce que proporcionam a criação de lojas B2B. A Vtex, por exemplo, conta com sistema que viabiliza a fácil inserção de campos de cadastro, aprovação de usuários, políticas comerciais e customização de layouts, entre outros recursos. O tempo de implantação de e-commerce varia. Uma agência de Marketing Digital parceira da Vtex pode realizar o serviço em um prazo de 60 A até 120 dias.