Em “51 boas ideias para divulgar a sua loja virtual” eu menciono vários jeitos de se fazer propaganda de um site e-commerce por meio de material impresso, dentre os quais, os panfletos, os chaveiros e os cartões de visita. Agora quero lhe apresentar algumas formas para levar o seu consumidor do mundo físico do papel para o mundo virtual da web, que é onde os negócios acontecem.
A ponte mais comum para que as pessoas procurem a sua loja virtual depois de lerem algo em um anúncio de revista, jornal, folheto, etc., é a inserção literal do endereço eletrônico do site (presente no conteúdo do material impresso) no navegador, no entanto, ela não é a única. Você também pode usar:
1. A hashtag
A hashtag é uma palavra-chave marcada com o símbolo tipográfico da cerquilha (#) que identifica um negócio ou ação. Quando inserida no material impresso, ela facilita que os consumidores encontrem informações sobre a sua loja virtual, seus produtos e serviços na web. Por exemplo, um material impresso da E-Plus poderia usar as seguintes hashtags:
• #agenciaeplus
• #agenciaecommerce
• #agenciademarketingdigital
Quando inserida nas redes sociais, a cerquilha acompanhada da palavra-chave se torna um hiperlink, o qual possibilita que os internautas encontrem seu e-commerce e seus produtos com mais facilidade.
2. O Qr Code
O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser criado e escaneado por aplicativos integrados às câmeras de tecnologias móveis como smartphones, celulares e tablets.
O código pode ser transformado em URL via aplicativo e, assim, é possível enviar o consumidor para a home page, landing page, fanpage squeeze page ou página de descrição de produto da sua loja virtual a partir de uma propaganda impressa.
3. Os códigos promocionais
Um código promocional pode ser uma sequência de números ou de letras gerados por um sistema, o qual pode ser inserido em um material impresso.
Você pode preparar, por exemplo, um folder com uma promoção especial e inserir nele um código promocional que o consumidor, por sua vez, deverá inserir em um site ou página específica para conseguir um desconto ou concorrer a presentes.
O uso de técnicas envolventes como estas apresentadas nesse artigo é importante para capturar a atenção daquele público-alvo que é essencial para o seu negócio, mas que não curte fazer buscas na web. Levar essas pessoas do mundo físico para o mundo virtual via propaganda impressa é um caminho que não pode ser ignorado por empreendedores e administradores de e-commerces.