3 dicas Growth Hacking para e-commerce

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Descubra o que é e como usar essa estratégia em prol da sua loja virtual!

3 dicas Growth Hacking para e-commerce

Growth Hacking é uma estratégia voltada para o aumento veloz da quantia de usuários e das vendas de um produto (que pode ser um produto e-commerce e até a própria loja virtual) via uso criativo dos recursos da internet e de outras mídias somados a táticas de baixo custo.

Quando cito “uso criativo” eu quero dizer que o Growth Hacking vai além do emprego de ferramentas consagradas como a dos links patrocinados e, em muitos casos, mistura técnicas pouco conhecidas conforme a necessidade.

Para saber mais como isso funciona, vejamos a seguir 3 dicas de Growth Hacking baseadas em cases famosos, as quais você poderá usar em seu e-commerce:

1. Microsoft

Ao permitir que cópias piratas do Windows possam rodar com a mensagem “Cópia não verificada” ou “Ativar o produto” em milhares de computadores ao redor do mundo, a Microsoft impõe seu software como o “número 1” até mesmo para quem não tem condições de pagar por ele. É a pirataria como tática Growth Hacking de fidelização do consumidor. O “efeito rede” criado pela pirataria fortalece a marca da empresa e combate concorrentes como o Linux. Esse assunto já foi tema de um estudo realizado por pesquisadores da Harvard Business School, EUA.

2. LinkedIn

Esta rede social passou de 4 mil usuários em seu primeiro mês após a fundação, em 2003, para 347 milhões em 2015. Como isso foi possível? A estratégia Growth Hacking incluiu a permissão para que os usuários criassem um perfil, o qual passou a ser indexado por mecanismos de buscas como o Google, o que alavancou o projeto. Será que você poderia criar algo parecido na sua loja virtual? Pense nisso.

3. Loot Crate

A Loot Crate é uma empresa de e-commerce por assinatura do tipo VeggieBox. Seus clientes recebem mensalmente uma caixa cheia de produtos geek surpresa. O pessoal da Loot Crate incentivou seus clientes a fazer o chamado unboxing (ato de desembalar produtos novos) em vídeos no YouTube. A tática, que visa conquistar novos clientes, funcionou. Vá até o YouTube e procure por “Loot Crate unboxing” para conferir.

Como você pode ver, o Growth Hacking é muito mais do que o uso de técnicas padronizadas e consagradas. Ele requer criatividade. Abra, portanto, a sua mente e tente visualizar algumas ações do tipo, as quais você poderia realizar em prol do aumento da base de usuários e de clientes da sua loja virtual.