Existem duas habilidades que você que está realizando ou pensado em realizar uma implantação de e-commerce deve dominar para ter sucesso nessa carreira. Essas habilidades podem ser aprimoradas ao mesmo tempo em que você se torna dono de uma loja virtual, pois, cada loja virtual (boa ou ruim) é um aprendizado para a conquista de um e-commerce outlier. Confira:
1. Habilidade de empreender:
Empreender é ter ideias que geram novos produtos, novas lojas, novos negócios, novos mercados. É visualizar como o futuro poderá ser melhor se tais novidades acontecerem de fato na história e no mundo. São exemplos de empreendedores famosos o Bill Gates e o Steve Jobs.
Para adquirir a habilidade de empreender no e-commerce, você precisará desenvolver as capacidades de planejar projetos em curto, médio e longo prazo; de inspirar seus colaboradores para darem o máximo de si nesses projetos; de reunir capital para executar suas ideias; de assumir riscos.
Felizmente, a habilidade de empreender não depende da genética, isto é, qualquer pessoa pode desenvolvê-la. Leia os artigos a seguir e comece a se preparar:
• 5 cursos para quem quer se tornar um empreendedor de e-commerces
• 5 competências de um empreendedor de e-commerces
2. Habilidade de administrar:
Administrar é gerenciar ao longo do tempo o negócio que foi criado pelo empreendedor. O administrador emprega inúmeras ferramentas que tem como finalidade vender, analisar e otimizar os produtos. Ele também trabalha com os processos e as pessoas envolvidas no negócio diariamente.
Para adquirir a habilidade de administrar no e-commerce, você precisará desenvolver as capacidades de coordenar todas as ações da empresa de modo que esta conquiste as metas (KPIs) e as visões do futuro descritas no item “Visão” da cultura organizacional criada pelo empreendedor.
Nas mãos do administrador, a empresa precisa lucrar e crescer. A habilidade de administrar também pode ser aprendida. Leia os seguintes artigos e comece a se prepara agora:
• 5 cursos para quem quer se tornar um administrador de e-commerce
• 5 competências de administrador de e-commerces
Você conseguiu distinguir uma habilidade da outra? Caso ainda esteja em dúvidas, leia o post “Qual a diferença entre empreender e administrar e-commerces?” para saber mais sobre elas.
Em uma empresa e-commerce há muitas possibilidades de se lidar com essas habilidades. Você poderá, por exemplo:
• Concentrar em si mesmo as habilidades de empreendedor e administrador;
• Ser o empreendedor e deixar o seu sócio ser o administrador ou vice-versa;
• Você e seu sócio podem ser empreendedores e administradores simultaneamente.
O mais importante de tudo é que as habilidades de empreender e gerenciar sejam aprimoradas ao longo do caminho, isto é, ao mesmo tempo em que você sozinho ou você e seu sócio criam e gerenciam novos produtos, novas lojas virtuais, novos negócios, novas oportunidades, novos mercados.