Existem dezenas de tipos de Marketing, cada qual com características distintas, as quais podem lhe ajudar a aumentar o tráfego de consumidores e consequentemente as vendas no seu site e-commerce. Confira adiante!
Antes, porém, acesse e leia também o artigo “Agência de Marketing Digital SP”. Descubra, dessa maneira, um jeito de divulgar sua empresa com mais economia e praticidade!
TIPOS DE MARKETING: 10 OPORTUNIDADES PARA DIVULGAR SEU E-COMMERCE
Estes são alguns dos principais tipos de Marketing em uso na atualidade (clique nos títulos para ler conteúdos mais aprofundados):
1 – Marketing Tradicional:
Marketing Tradicional é aquele concebido no tempo em que a divulgação de marcas, empresas e produtos era realizada offline. Ele leva em conta os chamados 4 Ps, que são os seguintes:
1 – Produto;
2 – Preço;
3 – Praça;
4 – Promoção.
Traduzindo, você precisa primeiramente ter um produto de qualidade para vender.
Mas não é só isso. Deve-se também agregar valor a este produto, de forma que um consumidor se disponha a pagar mais por ele.
Além disso, é necessário expor esse produto em uma boa praça. Isto é, em um ou mais lugares onde os consumidores realmente o desejam.
A divulgação é feita por meio de canais como folhetos impressos, outdoors, comerciais de rádio e TV, etc. Seja como for, certifique-se de inserir o link da sua loja virtual nas suas propagandas. Use também QR Codes, os quais poderão levar os consumidores offline para as suas páginas de produtos online.
Por fim, é preciso promover o produto, ou seja, provocar o desejo de compra-lo.
2 – Marketing Digital:
O Marketing Digital abrange ferramentas que servem para divulgar produtos, serviços e marcas em meios de comunicação digitais, os quais operam com base em dois dígitos (0 e 1).
Isso inclui mídias digitais offline como displays, CDs, DVDs, etc., e também mídias online como sites, blogs, lojas virtuais, etc.
De acordo com o professor Conrado Adolpho, esse tipo de Marketing conta com 8 Ps, são eles:
1 – Pesquisa: é a forma de conhecer o comportamento do consumidor;
2 – Planejamento: plano em que se define como suprir os desejos do consumidor;
3 – Produção: criação das campanhas digitais esboçadas no plano;
4 – Publicação: entrega do conteúdo persuasivo orgânico nos meios digitais;
5 – Promoção: entrega do conteúdo persuasivo patrocinado nos meios digitais;
6 – Propagação: uso das mídias sociais e outros meios para acumular capital social;
7 – Personalização: segmentação do público para atender desejos específicos;
8 – Precisão: mensuração de resultados e otimização dos processos de trabalho.
Dentre as principais ferramentas de Marketing Digital estão os links patrocinados.
3 – Marketing Digital 360:
Marketing Digital 360 é o uso das ferramentas de Marketing Digital para divulgar produtos, serviços e marcas em vários pontos de contato com os consumidores que estão em diferentes estágios de compra.
Essa divulgação é realizada de forma totalmente integrada, de um jeito que o consumidor é cercado por todos os lados com anúncios e informações relevantes, o que aumenta as chances dele tomar uma decisão de compra.
4 – Marketing de Conteúdo:
O Marketing de Conteúdo tem como finalidade influenciar os consumidores por meio da produção e publicação de variados tipos de conteúdo.
Esse conteúdo, que pode ser formatado como texto, vídeo, áudio e/ou imagem, é veiculado sobretudo em sites, blogs, redes sociais e e-mail.
5 – Inbound Marketing:
Inbound Marketing é um Marketing de Conteúdo acrescido dos seguintes pilares:
1 – Atração: o conteúdo veiculado em blogs, redes socais, sites, etc., atrai consumidores;
2 – Conversão: o visitante / consumidor é incentivado a se cadastrar em uma lista de e-mail;
3 – Fechamento: conteúdo personalizado é enviado por e-mail até que o consumidor compre;
4 – Encantamento: experiência de compra positiva transforma cliente em promotor da marca.
Ademais, no Inbound Marketing, há um recurso chamado Lead Scoring. Com ele é possível classificar quais consumidores estão mais próximos de fazer uma compra no seu site e-commerce. Aí, você só precisa dar aquele “empurrãozinho”. Capiti?
6 – People Marketing:
Lançado pela Social Miner em 2015, o People Marketing visa a divulgação personalizada de mensagens, as quais são voltadas para pessoas que se comportam distintamente e que se encontram em diferentes estágios de compras.
Para aplicação do People Marketing é necessário contar com uma base de consumidores como uma lista de E-mail Marketing, por exemplo.
Além disso, esse tipo de Marketing requer a acumulação de dados (Big Data) da sua base de consumidores e sistemas de Inteligência Artificial capazes de identificar em quais fases da Jornada de Compras cada um desses consumidores está.
Por fim, usa-se a Neurociência para enviar a mensagem publicitária mais adequada, na hora certa, para cada consumidor.
7 – Social Media Marketing:
Social Media Marketing é o Marketing Digital realizado no ambiente das redes sociais.
Neste ramo, a divulgação é feita sobretudo via Social Media Ads (plataformas de anúncio patrocinados para redes sociais). Mas também pode envolver conteúdo orgânico e chatbots.
8 – SEO Marketing:
SEO Marketing é a otimização de páginas online para sistemas de buscas como os do Google, Bing e Yahoo.
As páginas que são melhor otimizadas são mais facilmente encontradas nos buscadores. Sendo assim, elas são também mais acessadas.
A otimização de páginas leva em conta o uso das palavras-chave mais buscadas pelos consumidores na internet. Essas palavras-chave, por suas vezes, devem ser inseridas em lugares estratégicos dos conteúdos das páginas online.
9 – E-mail Marketing:
E-mail Marketing é o Marketing realizado via mensagens de correio eletrônico.
Para usar este recurso em prol do seu e-commerce é necessário antes de tudo criar uma lista de assinantes.
Parte-se do princípio de que todo mundo que entra para a sua lista tem um certo interesse por aquilo que você está vendendo.
Dessa forma, pode-se nutrir as pessoas que fazem parte dessa lista com conteúdo personalizado, até que elas façam uma ou mais compras.
10 – Remarketing:
Remarketing é nada mais do que divulgar novamente para o mesmo consumidor na esperança de que ele se decida a realizar a compra.
Um consumidor pode pesquisar um produto no Google, em uma rede social ou na sua loja virtual, por exemplo, e se esquecer de finalizar a compra.
Ou, talvez, pode ser que ele ainda não tinha o dinheiro para fazer a compra no momento em que fez a pesquisa, entre outros motivos.
Todavia, ao ser lembrado por um anúncio de Remarketing, ele terá outra chance para decidir.
Acesse e leia também o post “Agência de Marketing Digital BH”. Saiba, dessa maneira, como obter o suporte online da agência e-Plus na capital de Minas Gerais.
COMBINE OS TIPOS DE MARKETING PARA GERAR RESULTADOS
Tente usar vários tipos de Marketing para divulgar os serviços, produtos e a sua marca e-commerce online e offline.
Assim, sua loja virtual alcançará muito mais pessoas em vários canais e se tornará muito mais conhecida e poderosa ao longo do tempo.
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