10 recursos de usabilidade para lojas virtuais

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Repetir pedido, busca inteligente e listas, entre outros, potencializam vendas no e-commerce

Recursos de usabilidade para lojas virtuais devem melhorar sobretudo a experiência de compras. Imagem: @stories
Recursos de usabilidade para lojas virtuais devem melhorar sobretudo a experiência de compras. Imagem: @stories

Recursos de usabilidade para lojas virtuais são ferramentas que possibilitam ao consumidor fazer compras online com mais facilidade. Esses recursos potencializam o funcionamento do seu site de comércio eletrônico e dessa forma geram mais vendas.

“Compra recorrente”, por exemplo, permite que os usuários da sua loja online automatizem as compras. Já os chats e apps mensageiros melhoram o atendimento. Fique sabendo mais sobre esses itens e muitos outros logo em seguida!

Assim que puder clique também em “10 aplicativos para lojas virtuais” e leia um post complementar!


RECURSOS DE USABILIDADE PARA LOJAS VIRTUAIS

São recursos de usabilidade para lojas virtuais que podem aumentar suas vendas online:

01 – Repetir pedido:

Há consumidores que compram a mesma coisa toda semana ou todo mês. Eles entram na sua loja online, selecionam os mesmos produtos, refazem todo o processo. Mas se a sua loja tiver a função “repetir pedido” tudo fica mais fácil. Basta que eles cliquem no botão “repetir pedido anterior” e finalizem o pagamento para concluir a compra. Bem mais rápido, não é?

Vídeo: exemplo de loja online com função “repetir pedido”

02 – Compra recorrente:

Melhor até do que “repetir pedido” é a “compra recorrente“. Neste caso, o consumidor pode assinar um serviço de compra e entrega recorrente de produtos. Pode ser, por exemplo, aquela compra mensal de supermercado. Desse modo, a compra e entrega são feitas automaticamente no período estipulado pelo cliente, que aqui é transformado em freguês.

Vídeo: compra e entrega recorrente da Amazon

03 – Favoritos:

Um botão “favoritos” opera milagres no faturamento e-commerce. Com ele, consumidores podem salvar listas de desejos, presentes, casamentos, etc., com produtos diversos. Além disso, é possível criar um sistema no qual você leva os produtos selecionados até a casa do consumidor para ele provar e assim os deixa a um clique da compra.

Vídeo: exemplo de loja virtual que emprega o recurso das listas

04 – Acessibilidade:

Inclua todos os públicos no seu e-commerce. Use tecnologias assistivas para auxiliar pessoas com deficiência e dificuldades motoras. O Magazine Luiza, por exemplo, incentiva o uso dos aplicativos eSSENTIAL Accessibility e Hand Talk. Já a loja virtual Cavenaghi, produzida pela agência e-commerce e-Plus, conta com botões para aumentar contraste e fonte, entre outros.

Vídeo: a tecnologia assistiva Hand Talk para sites e lojas online

05 – Minha conta:

Padrão em todas as lojas virtuais, o painel “minha conta” é onde o cliente pode acompanhar, rastrear pedidos novos e anteriores. Ademais, ele também pode aqui ativar as funções “listas”, “repetir pedido” e “compra recorrente”, caso estas estejam habilitadas. Você pode incrementar esse painel com funções como “gerenciar trocas”, “garantias e proteções”, etc.

https://youtu.be/vLVPOf3G984
Vídeo: exemplo de painel do tipo “Minha Conta”

06 – Cupom de desconto:

O cupom de desconto reforça o desejo de compra. Imagine, por exemplo, aquele consumidor que está há uma semana pesquisando um produto e nessa jornada ele se depara com um cupom de desconto da sua loja virtual. Aí a vontade de comprar vai dobrar e esse consumidor provavelmente não resistirá e logo se tornará mais um cliente do seu comércio eletrônico.

https://youtu.be/ogAvLeFPUrc
Vídeo: uso de cupom de desconto com plataforma Loja Integrada

07 – Chat e mensageiros:

Chatbot e chat humanizado em texto, áudio e vídeo são fundamentais em todo e-commerce. O primeiro permite responder perguntas frequentes automaticamente. O segundo viabiliza a fidelização de clientes via fornecimento de respostas mais personalizadas, entre outros benefícios. Integre então esses chats. Use também apps mensageiros em sua loja online.

Video: Poopsie’s, uma loja virtual que usa videochat para atender clientes

08 – Perguntas frequentes:

Aproximadamente 99% dos consumidores que entram em uma loja virtual saem sem comprar. Muitos deles não obtém respostas para suas dúvidas. E você não vai acreditar, mas boa parte dessas dúvidas são comuns. Isto é, são as mesmas de outros consumidores. Todavia, ao inserir na sua loja virtual as perguntas frequentes você responde todos de uma vez e faz mais vendas.

Vídeo: acessando as Perguntas Frequentes do Empório Quatro Estrelas

09 – Calcular frete:

Você pode incluir uma calculadora de frete em cada página de vendas da sua loja virtual. Dessa maneira, os consumidores poderão digitar o CEP e ter acesso ao preço e prazo de entrega do produto que estão tentando comprar. Essa praticidade poupa o tempo dos consumidores que não precisam ir até a página de checkout para obter essas informações básicas.

https://youtu.be/I-cu6Ip2RFo
Vídeo: função “Calcular frete”

10 – Busca e vitrine digital inteligentes:

Existem aplicativos com inteligência artificial como o SmartHint que possibilitam montar vitrines digitais personalizadas. Essa personalização é feita com base no histórico de acessos e compras de um consumidor. Na mesma linha, o app VTEX Intelligent Search é um sistema de buscas que propõe respostas conforme o gosto de cada consumidor.

https://youtu.be/IUnFYcf-30I
Vídeo: VTEX Intelligent Search

MAIS RECURSOS DE USABILIDADE PARA LOJAS VIRTUAIS

Além dos recursos mencionados nos tópicos, use também os sistemas como o SmartCheckout, da VTEX, que viabiliza as compras por impulso no seu comércio eletrônico. Ah, e não se esqueça dos gateways de pagamento e dos gateways de frete, que otimizam o pagamento e a entrega. Enfim, use um bom OMS para integrar seus estoques e os seus canais de vendas físicos e online para oferecer experiência de compras unificada.

Assim que puder clique também em “Testes de usabilidade“. Conheça, assim, 5 formas de melhorar seu layout e-commerce.