Você que está em dúvidas sobre como montar seu negócio online, que está cheio(a) de perguntas sobre e-commerce, preste atenção neste artigo. Nele apresento 10 respostas frequentes que poderão ser muito úteis no seu processo de empreendedorismo. Acompanhe adiante!
Assim que puder clique também em “Etapas para desenvolvimento de uma loja virtual” e obtenha suporte para criar seu comércio eletrônico.
PERGUNTAS SOBRE E-COMMERCE
Aqui na agência de performance e-Plus lidamos diariamente com empreendedores(as) como você. Boa parte deles(as) têm muitas perguntas sobre e-commerce. Nós selecionamos algumas delas e as respondemos neste artigo para facilitar a vida dos(as) que estão começando no ramo. Confira:
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O que é e-commerce?
E-commerce é um termo que abrange a comercialização de produtos, infoprodutos e serviços a partir de equipamentos eletrônicos, dentro ou fora da internet. Esses equipamentos podem ser, por exemplo, aparelhos de telefonia, totens, computadores e tecnologias móveis.
Existem vários tipos de comércio eletrônico. Os mais comuns são o B2C (empresas vendem para consumidores finais) e o B2B (empresas para empresas). Há, ainda, o B2E (empresas-funcionários), C2C (consumidor-consumidor) e o B2B (empresas-governos).
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O que são sites de e-commerce?
Como dito, o comércio eletrônico não acontece apenas na internet. Todavia, quando neste veículo de comunicação, ele funciona por meio dos chamados sites de e-commerce. A loja virtual, que é a mais moderna interface de vendas online, é apenas um desses sites.
Além da loja virtual é possível trabalhar com sites como marketplace, mobile loja, multi loja, landing page, squeeze page e páginas de vendas personalizadas em geral. Enfim, quando você integra todos esses canais de vendas com as lojas físicas, o resultado é um comércio unificado.
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Como montar um e-commerce?
O primeiro passo para montar um e-commerce é o planejamento. Isso pode ser feito por meio de ferramentas como o Business Model Canvas e o Plano de Negócios. Logo depois, é importante abrir uma empresa e escolher uma plataforma e-commerce.
A melhor plataforma e-commerce é aquela que lhe possibilita trabalhar com todos os tipos de sites de comércio eletrônico. E mais do que isso, ela viabiliza a unificação de todos os seus canais de vendas. Além da plataforma você também precisará de domínio e hospedagem.
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O que é plataforma e-commerce?
Plataforma e-commerce é o nome dado aos softwares de desenvolvimento e gestão de sites de comércio eletrônico. Eles são em basicamente três tipos, o “open source” (código grátis), “proprietário” (código pago) e o “Saas” (código pago e atualizado por uma empresa).
A vantagem de utilizar uma plataforma do tipo SaaS cloud commerce é que você realiza uma implantação de e-commerce mais fácil sem precisar se preocupar com TI. Em outras palavras, as melhorias tecnológicas da plataforma são feitas em nuvem pela mantenedora da mesma.
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Quanto custa montar um e-commerce?
Essa é uma das perguntas sobre e-commerce mais clássicas. O custo vai depender muito do tamanho da sua empresa. Um(a) empreendedor(a) que está tentando montar uma e-commerce MEI, por exemplo, investe inicialmente uma média de R$ 1 mil a R$ 5 mil.
Para microempresas, a faixa de investimento é de R$ 5 mil a R$ 50 mil. Já as empresas de pequeno porte gastam de R$ 50 mil a R$ 500 mil na implantação. Empresas de grande porte, enfim, investem mais que R$ 500 mil e frequentemente chegam à casa dos milhões.
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Como funciona o pagamento no e-commerce?
Uma vez que o seu comércio eletrônico esteja pronto ou em montagem, você precisará integrar a ele um sistema de pagamento eficiente. Quanto mais opções puder oferecer para os consumidores, mais chances você terá destes concluírem compras.
E uma das tecnologias mais usadas neste contexto é o chamado gateway de pagamento. Esse sistema conecta seu site e-commerce aos mais diferentes meios de pagamento, tais como o boleto, o débito e o crédito. Assim seus clientes sempre terão como pagar seus produtos.
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Como funciona a entrega no e-commerce?
O frete é uma das etapas fundamentais do comércio eletrônico. Ela começa logo depois da conclusão de uma compra. Seja como for, quanto mais econômica e rapidamente você fizer a entrega, maiores serão as chances do cliente fazer novas compras e assim se tornar freguês.
Sendo assim, faz bem o(a) empreendedor(a) que integra à plataforma um gateway de frete e um sistema de gestão de entregas. Juntos, esses softwares permitem gerenciar contratos com transportadoras, tabelas de preços, dados de frete, last mile, etc., com mais praticidade.
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Como funciona o atendimento no e-commerce?
O atendimento no comércio eletrônico funciona basicamente via aplicativos mensageiros e chats integrados. Por meio desses recursos, seus atendentes e vendedores podem esclarecer dúvidas e refutar objeções dos consumidores visitantes da sua loja virtual.
Neste contexto, o atendimento pode ser realizado via áudio, texto e vídeo. Ele também pode ser feito por meio de telefone ou e-mail. Há também a alternativa dos chatbots, que possuem inteligência artificial e fornecem respostas automatizadas para os consumidores online.
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Como integrar e-commerce com lojas físicas?
O jeito mais fácil de integrar um comércio eletrônico com lojas físicas é por meio da plataforma de comércio unificado. Junto com o OMS (Order Management System), esse tipo de plataforma agrupa estoques, o que permite atender o consumidor em qualquer canal.
O agrupamento de estoques possibilita oferecer uma experiência de compras contínua e única para os consumidores. Estes, por suas vezes, podem começar pesquisando um produto online, experimentá-lo na loja física mais próxima e comprá-lo em uma mobile loja, por exemplo.
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Como divulgar um e-commerce?
Existem muitas formas de divulgar um e-commerce hoje em dia, mas a mais utilizada tem sido a do Marketing Digital. Usa-se sobretudo estratégias como a dos links patrocinados para e-commerce, E-mail Marketing para e-commerce, SEO e comparadores de preços.
Após lançar loja virtual, o ideal é divulga-la todos os dias. É que sem divulgação não há visitas e sem visitas não há vendas. No Brasil, a cada 100 visitantes de uma página de vendas 1 compra. Desse modo, reserve ao menos 10% a 20% do seu faturamento mensal para o Marketing.
OTIMIZAR E PROGREDIR NO E-COMMERCE
Um site de e-commerce nunca é um canal de vendas acabado e definitivo. Ao contrário disso, ele requer otimizações diárias capazes de acompanhar as mudanças e demandas do mercado. Para acompanhar essas mudanças e progredir, comece usando os apps analíticos.
Aplicativos analíticos como o Google Analytics e VTEX Insights lhe fornecerão dados para tomar decisões importantes. Eles lhe ajudarão a refletir sobre questões como “Como atingir um público-alvo adequadamente?”, “Qual o momento certo de iniciar a próxima campanha?”, “Quais palavras-chave usar nos anúncios patrocinados?”, por exemplo.
Além disso, empregue também os sistemas de precificação dinâmica. Com eles você pode definir limites inferiores e superiores para os preços dos seus produtos. Aí, então, o sistema faz a correção online automática dos preços conforme as variações dos concorrentes.
Ademais, acostume-se a realizar testes de usabilidade. Dessa maneira você saberá se os botões, os links, o Design e o layout do seu site e-commerce estão gerando conversões. Você entenderá onde estão os gargalos do seu site e poderá corrigi-los.
Use, enfim, todos os aplicativos e recursos que puder para melhorar o seu comércio eletrônico continuamente. Como em um jogo de xadrez, melhore a posição de cada uma das suas peças jogada após jogada até conquistar o seu grande objetivo.
Acesse e leia também o nosso artigo “Como escolher plataforma e-commerce”. Dessa maneira, fique por dentro de 10 fatores importantes para avaliar o melhor sistema para o seu negócio.