10 nichos e-commerce para você investir

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Oportunidades para criação de loja virtual

10 nichos e-commerce para você investir

A nomenclatura “nicho de mercado” serve para determinar aquela parcela da sociedade que consome um tipo de produto ou serviço muito específico e que, por isso, não recebe muita atenção dos comerciantes, que preferem os públicos maiores do chamado “mercado de massa”.

Por ser pouco explorado do ponto de vista do comércio, os nichos são uma ótima oportunidade para aqueles empreendedores que estão pensando na implantação de e-commerce.

Só para lhe dar um gostinho, um exemplo sensacional de um nicho de negócios bem explorado é o case da loja virtual Marbleking pertencente ao empresário mirim Harli Jordean, que aos 8 anos de idade ficou rico comercializando bolinhas de gude na web.

Assim como Jordean, você também pode acertar a mão em um nicho, criar aquela loja virtual dos seus sonhos e fazer muito sucesso. Para lhe ajudar nesse processo, cito a seguir alguns exemplos de nichos para você se inspirar:

– Livros

Especialize-se em um nicho como “livros de xadrez”, “livros sobre bicicleta”, “livros de esporte”, por exemplo. Foque em um grupo específico e entenda as suas necessidades.

– Calçados

Monte, por exemplo, uma loja virtual que trabalhe com várias marcas de chinelos, tais como Havaianas, Rider e Ipanema, entre outras. Aprenda tudo sobre o tema e forneça serviços como o de chinelos personalizados.

– Ferramentas

Comercialize “ferramentas para jardinagem”, “ferramentas para pesca”, “ferramentas para martelinho de ouro”, etc. Forneça tudo o que puder para um desses nichos.

– Peças

Venda “peças para motos”, “peças para bijuterias”, “peças para drones” e outros grupos. Torne-se uma referência de mercado no setor de fornecimento de peças para públicos como estes.

– Bebidas

Há muitas oportunidades nesse ramo. Você pode comercializar vinhos, cervejas ou licores, por exemplo. Eles podem ser fabricados de forma industrial ou caseira.

– Infoprodutos

Produtos intangíveis como e-books, planilhas e mapas, entre outros que só existem no mundo digital é também uma boa ideia de nicho de negócios para você investir e ganhar muito dinheiro.

– Brindes

Trabalhe com chaveiros, chinelos, canecas ou outro tipo de brinde. Ofereça opções para personalização e/ou para criação de brindes a partir do zero.

– Medalhas

Aproveite que estamos bem próximos das Olimpíadas e entre para o ramos de medalhas e troféus. Assim como no caso dos brindes, ofereça opções para personalização e/ou para concepção original de cada item.

– Cursos

Comece oferecendo um curso muito especial para uma determinada área de atuação como a de Saúde, por exemplo. Depois, expanda para cursos relacionados e monte uma escola virtual.

– Quadrinhos

Abra uma loja virtual para comercializar materiais para quadrinistas. Nela, você poderá oferecer cursos virtuais, além de softwares e materiais para desenho.

O Sebrae ensina que para escolher um nicho é preciso saber antes se ele vai lhe auferir lucros depois que a loja virtual estiver pronta. Para fazer isso, aplique a fórmula:

V = T x TC

 

Onde:

– V é Vendas

– T é Tráfego

– TC é Taxa de Conversão

Use a ferramenta Keyword Planner para saber qual é o tráfego para o nicho que você pretende explorar. Quanto à taxa de conversão, o padrão é começar com 0,5%.

Digamos, então, que você queira implantar um e-commerce no nicho “vestidos de inverno”, que tem um tráfego de 8.100 buscas mensais conforme a Keyword Planner. Para saber se essa loja será viável, aplique a fórmula assim:

V = T x TC

V = 8.100 x 0,5% (0,005)

V = 40,5

Ou seja, a sua loja virtual conseguirá realizar, inicialmente, cerca de 40 vendas mensais para esse público. Porém, considerando que a Taxa de Conversão tende a aumentar quanto maior for a otimização e-commerce, as suas vendas poderão até triplicar no futuro.

Importante: na hora de planejar seu e-commerce de nicho, verifique qual será a sua margem de lucro em cada vestido e subtraia desse valor os seus gastos com Marketing Digital. Isto é, calcule o seu Retorno do Investimento (ROI). Se no final das contas sobrar algum, então, bingo, bem-vindo ao clube de empreendedores do comércio eletrônico!

E, lembre-se (se vale como motivação), antes de se tornar uma das maiores lojas virtuais do mundo e do mercado de massa, a Amazon era apenas um e-commerce que atuava no nicho de livros (com apenas 20 itens que eram entregues pelo correio) na década de 1990.