O que mais temos ouvido falar nas últimas semanas é sobre as mudanças no e-commerce pós Covid-19. Neste post eu reuni 10 delas. Cada qual acompanhada de uma pesquisa, estudo ou estimativa feita por alguma empresa ou instituição renomada. Confira!
Assim que puder acesse e leia também o artigo “Como funciona o e-commerce”. Conheça, desse modo, o conceito, a história, os tipos, as ferramentas do comércio eletrônico e saiba como montar sua loja virtual!
MUDANÇAS NO E-COMMERCE PÓS COVID-19
As principais mudanças no e-commerce pós Covid-19 são:
01 – Aumento das compras online
De acordo com pesquisa da SBVC, 61% dos consumidores que compraram via internet durante a quarentena aumentaram o volume de compras online. Segundo a instituição, esse comportamento se deve ao isolamento social. Em outras palavras, a maioria das pessoas está usando mais o e-commerce e só sai de casa quando realmente necessário.
02 – Hábitos de consumo
Conforme a mesma pesquisa mencionada no tópico 01, dos consumidores que durante a quarentena fizeram pela primeira vez na vida uma compra online, 70% pretendem continuar com o novo hábito. O presidente da SBVC, Eduardo Terra, disse que empresas que se relacionarem bem com esses clientes terão vantagem no pós-crise.
03 – Crescimento acima da média
A 41ª edição do relatório Webshoppers aponta que a crise de Covid-19 acelerou o crescimento do comércio eletrônico no Brasil. Para se ter uma ideia, da segunda quinzena de março ao final de abril de 2020 houve aumento de 48,3% no faturamento frente ao mesmo período de 2019. Nos primeiros quatro meses de 2020 o setor já superou 32% do faturamento do ano passado.
04 – Crescimento no B2B
O faturamento do comércio eletrônico do tipo B2B, que abrange as vendas de empresas para outras empresas, também subiu. A participação das vendas via e-commerce nas receitas das empresas B2B aumentou 62% em 2020, conforme dados divulgados pela consultoria McKinsey no início de maio.
05 – Movimentação logística
Com base em estudo feito com 74 empresas de e-commerce de médio e grande portes, a provedora de softwares de gestão Senior Sistemas aponta aumento de 13,9% em fevereiro, 18,1% em março e 110% em abril de 2020 na movimentação logística do e-commerce nacional em relação aos mesmos períodos de 2019.
06 – Buscas de produtos e serviços
Segundo estudo da Promobit, a procura no comércio eletrônico por calçados masculinos cresceu 158,31% e calçados femininos 6,86%, o que tem movimentado o setor de Moda. A busca por smartphones subiu 88,27%, por televisores 55,32% e por itens de limpeza 38,31%. Já a procura por passagens aéreas caiu 66,41% e por móveis e decoração 10,08%.
07 – Orçamento de Marketing
Conforme levantamento realizado em março de 2020 pelo marketplace de influenciadores, Inflr, as empresas mudaram a forma como lidam com o Marketing durante a crise de Covid-19. Primeiramente, elas retraíram em 60% os investimentos no recurso. Após impacto inicial da quarentena, porém, 53% do orçamento foi realocado para outras campanhas. Deste percentual, enfim, 41% foram dirigidos a realização de promoções no e-commerce.
08 – Migração para o digital
De acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), aproximadamente 80 mil novas lojas virtuais podem ter sido desenvolvidas desde março de 2020. Desse modo, houve um crescimento de 30% no quesito migração para o digital em apenas dois meses, o que é algo sem precedentes na história do e-commerce brasileiro.
09 – Contratação de pessoal
A necessidade de aceleração digital, por sua vez, gerou alta demanda pela contratação de profissionais de tecnologia. A Robert Half Consultoria de Recrutamento revela que profissões das áreas de infraestrutura de TI, cloud, segurança da informação e desenvolvimento têm sido as mais requisitadas no momento.
10 – Trabalho em home-office
Ao longo de março e abril de 2020, as vendas de cadeiras para escritórios cresceram 87% em comparação com os 30 dias anteriores. Isso expõe indiretamente o aumento do trabalho em home office, que tem tudo para se tornar tendência no pós-crise. Empresas como a Pormade Portas, por exemplo, já cogitam continuar com essa nova forma de trabalho no futuro.
CONCLUSÃO SOBRE AS MUDANÇAS NO E-COMMERCE PÓS COVID-19
Como se pode observar, há muitas mudanças no e-commerce pós Covid-19. As compras online aumentaram em múltiplas categorias, há milhares de novos consumidores no comércio eletrônico, milhares de novas empresas migraram para o mundo digital e o faturamento do setor tem crescido acima da média e do previsto.
Além disso, após o surgimento da Covid-19 na história, as empresas passaram a realocar seus orçamentos de Marketing, a movimentação logística aumentou, profissões tecnológicas têm sido mais requisitadas e o trabalho em home office pode ter chegado para ficar.
Este é, enfim, o novo cenário do comércio eletrônico no Brasil. Não há como voltar para o cenário anterior. Sendo assim, tudo o que podemos fazer agora é adaptarmo-nos e, dessa forma, construirmos juntos um novo futuro.
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