Ferramentas para loja virtual são recursos que lhe ajudam a desenvolver, administrar e otimizar sites de e-commerce. Elas visam sobretudo aumentar a visitação, ampliar a geração de leads e melhorar as vendas continuamente, entre outras vantagens.
Neste artigo apresento 10 tipos de ferramentas para loja virtual. Assim, reunidas em um único lugar, fica muito mais fácil para você encontra-las. Portanto, guarde essa lista e consulte-a sempre que precisar. Confira em seguida!
Assim que puder clique também em “Novas lojas virtuais”. Dessa maneira, fique sabendo quantos e-commerces surgiram no Brasil durante a pandemia de Covid-19.
FERRAMENTAS PARA LOJA VIRTUAL: CONSTRUA, ADMINISTRE E OTIMIZE UM E-COMMERCE!
Se você é ou pretende ser um(a) empreendedor(a) no comércio eletrônico, então não pode deixar de conhecer ferramentas para loja virtual como essas que possibilitam realizar ações como:
01 – Desenvolver e administrar uma loja online:
Atualmente, a principal ferramenta de criação e gestão de lojas virtuais é a plataforma e-commerce. Existem muitas do tipo no mercado. A maioria pode ser alugada. A VTEX, por exemplo, tem ótima escalabilidade e CMS 100% editável. Além disso, ela é uma plataforma de comércio unificado, que integra canais de vendas online e offline com praticidade.
02 – Melhorar a usabilidade e vender mais:
Com uma boa plataforma e-commerce você pode integrar à sua loja virtual múltiplos recursos extras. É possível incluir, por exemplo, funções como “Repetir pedido”, “Compra recorrente”, “Calcular frete”, “Assistir vídeo”, etc. Essas pequenas ferramentas acessórias certamente melhoram a usabilidade da loja e a experiência de compra dos seus consumidores online.
03 – Atender os consumidores:
As principais ferramentas de atendimento ao consumidor via loja virtual são o chat e-commerce com assistência humana e também o chat online com Inteligência Artificial, o qual fornece respostas automáticas. Além disso, também dá para integrar ao e-commerce os aplicativos mensageiros como o Facebook Messenger e WhatsApp Business, entre outros.
04 – Obter feedback dos consumidores e clientes:
Saiba o que os usuários pensam sobre variados aspectos do seu comércio eletrônico por meio de pesquisas online. Para obter esses feedbacks use ferramentas para loja virtual como os formulários e mapas de calor da Hotjar, que permitem conhecer as motivações do consumidor. Já o Net Promoter Score calcula a satisfação dos seus clientes.
05 – Recomendar produtos:
Recomendar produtos relevantes é fundamental para aumentar as vendas no e-commerce. Use para tanto recursos como o SmartHint e VTEX Intelligent Search, que empregam Inteligência Artificial para criar vitrines digitais e propor respostas personalizadas conforme o histórico dos clientes. Faça uso também de ferramentas de cross-selling e upselling.
06 – Precificar de forma automática e dinâmica:
Sistemas de precificação dinâmica como o Precifica, por exemplo, podem ser integrados à sua plataforma e-commerce com o intuito de corrigir os preços dos produtos da loja online automaticamente. As correções são feitas de forma instantânea com base em indicadores internos (margens inferiores e superiores) e indicadores externos (preços dos concorrentes).
07 – Receber pagamentos:
A melhor ferramenta para receber dinheiro dos seus clientes é a chamada Gateway de Pagamento. Esse sistema conecta sites de e-commerce como a sua loja virtual a múltiplos meios de pagamento como boleto, débito, depósito e crédito, entre outros. Assim, seus clientes poderão concluir as compras com muito mais praticidade. Exemplos: Vindi e PagBrasil.
08 – Realizar fretes:
Gateways de frete como VTEX Log, Frenet e Melhor Envio realizam gerenciamento automático de contratos com transportadoras. Além disso, eles atualizam tabelas de preços e dados de frete, o que proporciona mais comodidade para donos(as) de e-commerces como você. Esses sistemas podem ser integrados como um plug-in à plataforma e-commerce.
09 – Administrar as entregas:
Não basta contar com um gateway de frete, é preciso fazer uso também de um sistema capaz de gerenciar a last mile, isto é, a última milha de entrega de produtos no e-commerce. O VTEX Tracking, por exemplo, faz isso muito bem. Ele permite roteirizar e monitorar em tempo real cada uma das entregas de produtos da sua loja virtual.
10 – Analisar o comportamento dos consumidores:
Para saber como os consumidores se comportam enquanto visitam a sua loja virtual faça uso de softwares como o Google Analytics e VTEX Insights. Essas ferramentas possibilitam monitorar dados como taxa de conversão, faturamento, ticket médio, fluxo de usuário, usuários novos e recorrentes, duração das visitas, entre dezenas de outros parâmetros.
BÔNUS: MAIS FERRAMENTAS PARA LOJA VIRTUAL
Além dos recursos listados nos tópicos é possível integrar à sua plataforma e-commerce os softwares de gestão de recursos (ERPs), de pedidos (OMSs), e de relacionamento com clientes (CRMs), entre outros do mesmo tipo.
Ademais, não se esqueça da segurança. Para blindar sua loja online use os protocolos mais atualizados. Empregue também aplicativos como o Konduto, que têm como objetivo evitar fraudes no comércio eletrônico.
Lembre-se ainda de que nenhuma tecnologia será o bastante se você não contar com um bom sistema de divulgação. Trabalhe este ponto fundamental por meio de plataformas de anúncios patrocinados e por meio de sistemas de automação de Marketing e E-mail Marketing.
Por último, lembre-se de integrar sua loja online com as suas lojas físicas e com outros canais de vendas. Aqui é importante fazer uso de plataformas como a já mencionada VTEX, que conta com o software de gestão de pedidos VTEX OMS, que integra estoques e, dessa forma, permite oferecer uma experiência de compras unificada para os seus clientes.
Acesse e leia também a nossa página “Implantação de e-commerce”. Descubra, dessa forma, como começar a desenvolver e administrar seu comércio eletrônico agora!