Business Intelligence para e-commerce é uma área tecnológica que abrange o uso de dados para analisar situações, acompanhar resultados, otimizar e sobretudo tomar decisões estratégicas no comércio eletrônico.
Usar ferramentas de Business Intelligence (BI) no dia a dia operacional da sua loja virtual é algo que pode lhe ajudar a entender, por exemplo, como o comportamento do usuário impacta nas suas vendas. Desse modo, você poderá otimizar sua loja conforme a demanda dos consumidores e melhorar os seus resultados.
Além disso, os recursos de BI permitem que você deixe de lado as decisões com base na intuição e passe a tomar decisões com base em dados. Isso sem dúvida vai reduzir os erros e minimizar os riscos na sua empresa.
Pensando nisso, trago neste post 10 ferramentas de BI para você avaliar se vale ou não a pena aplicar uma delas ao seu comércio eletrônico. Continue lendo e fique por dentro!
FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA E-COMMERCE
Conheça agora 10 ferramentas de BI (clique nos títulos em verde para acessá-las):
Power BI
Software da Microsoft, o Power BI permite centralizar os dados da sua empresa. Ou seja, ele integra dados de apps diversos e de planilhas. Funciona em nuvem.
Looker
Essa plataforma permite definir e configurar as principais métricas do seu negócio. Você pode enviar os dados de vários apps para dessa forma monitorar um grande fluxo de informações.
Segment
Com esse sistema dá para coletar, limpar e controlar os dados dos seus clientes. Ele coleta ações de usuários da web. Além disso, fornece um bom kit de ferramentas de dados.
Board
O Boad é ideal para explorar dados e obter insights para melhorias na sua empresa de e-commerce. Com este recurso dá para criar painéis interativos e gerar ótimos relatórios.
Competera
Sistema bom para varejistas online, offline e omnichannel como você. Ele permite criar uma estratégia de precificação com base em fatos concretos, isto é, em dados.
Data Studio
O Google Data Studio é um recurso grátis que une dados de várias fontes. Depois, você pode ver tudo por meio de gráficos. Assim fica muito fácil gerar ideias para melhorias do seu e-commerce.
Adobe Analytics
Permite mesclar e analisar os dados vindos de qualquer fase da Jornada do Comprador. Essa ferramenta tem inteligência preditiva com a qual dá para prever os comportamentos dos clientes.
Cognos Analytics
O Cognos Analytics é um sistema da IBM que carrega os dados de pontos de venda e estoques, por exemplo. Com ele dá para unir várias fontes de dados e gerar insights úteis.
Tableau
Plataforma moderna que conta com aprendizado de máquina e método de exploração visual sem interrupção no fluxo de análise.
Domo
Domo reúne os seus relatórios de dados em um único local, o que proporciona uma visão holística do seu negócio. Ele é ideal para entender suas campanhas, otimizar o custo de aquisição e aumentar o seu lucro.
Como se pode observar, há uma ampla variedade de ferramentas de Business Intelligence que você pode usar no seu e-commerce. Entenda, assim, o que há por trás dos dados e tome decisões mais conscientes e mais certeiras.
Assim que puder clique em “Marketing Data Driven” e leia um post complementar.