Quais são os maiores marketplaces do mundo? Difícil saber exatamente, pois há centenas, talvez milhares deles. Além disso, há os maiores da moda, dos alimentos, dos eletrônicos e de outras categorias. Enfim, não há uma lista definitiva, mas posso citar alguns deles, o que farei adiante neste mesmo artigo.
Antes de mais nada, caso não saiba, um marketplace é um shopping virtual onde múltiplas empresas vendem produtos para consumidores online. Esses consumidores podem comprar em várias lojas dentro do portal e fazer um único pagamento graças à tecnologia chamada split de pagamento, que distribui o valor da compra entre as partes envolvidas no negócio.
Os marketplaces são de fato ótimos para quem já tem uma loja virtual. Eles contam com alta capacidade de Marketing, o que atrai mais visitantes para o seu negócio. Dessa forma, os marketplaces favorecem a realização de mais vendas e geram mais clientes para você.
Acompanhe neste post uma lista com 10 dos maiores marketplaces em 5 continentes (América, Ásia, África, Oceania e Europa). Saiba quantas visitas mensais esses portais de compras recebem. Obtenha dicas básicas para ingressar em um marketplace.
Acesse e leia também o artigo “O que é marketplace”. Desse modo, fique por dentro de mais detalhes desse tipo de plataforma de vendas online.
AMERICANAS É UM BRASILEIRO ENTRE OS MAIORES MARKETPLACES DO MUNDO
A seguir você conferirá uma lista que apresenta alguns dos maiores marketplaces em seus continentes. Por exemplo, o Mydeal não é tão grande quanto o eBay (que não foi listado), entretanto ele impera na Oceania. Esta relação, portanto, aponta grandes shoppings virtuais em regiões distintas do planeta:
Amazon:
Além de ser um dos maiores marketplaces do mundo, a empresa norte-americana Amazon figura no relatório Brand Finance 2020 como a atual marca mais valiosa do planeta.
PayPay Mall:
O PayPay Mall foi lançado em outubro de 2019 em substituição ao <Yahoo.co.jp>. Para surpresa de muitos, ele é hoje um dos maiores marketplaces do Japão ao lado de Rakuten.
Mercado Livre:
De acordo com o “e-Plus Ranking 2019”, o Mercado Livre é o site e-commerce mais pesquisado no Brasil na atualidade. Original da argentina, ele é o maior shopping online da América do Sul.
AliExpress:
Shopping online chinês pertencente ao Alibaba Group, o AliExpress é especialista em comércio transfronteiriço. Trata-se de um dos sites de compras mais visitados na Rússia, por exemplo.
Flipkart:
Registrada em Singapura, porém com sede na Índia, a Flipkart é uma empresa de comércio eletrônico que hoje conta com mais de 33 mil colaboradores e sellers (vendedores).
Allegro:
Allegro é um site e-commerce polonês com mais de 140 mil sellers. Boa parte dos vendedores deste portal são pequenas e médias empresas e empresas familiares.
Americanas:
Uma das grandes do comércio eletrônico brasileiro ao lado do Magazine Luiza, as Lojas Americanas têm 15 milhões de clientes ativos. É um bom lugar para integrar seu e-commerce.
Zalando:
Empresa alemã especializada no segmento de moda inspirada no e-commerce de sapatos Zappos, a Zalando é um shopping online atualmente com presença em 14 países.
Jumia:
Shopping online com sede na Nigéria, o Jumia conta com 50 mil empresas parceiras na África. Além do portal de vendas, esta empresa também tem serviço de logística para seus sellers.
Mydeal:
Mydeal é um dos marketplaces mais ativos da Austrália. Este shopping virtual possui cerca de 300 mil produtos à venda em 2 mil departamentos.
Acesse e leia também o post “Trabalhar com e-commerce”. Conheça, dessa forma, 10 dicas de ouro para quem quer se tornar o(a) dono(a) de uma loja virtual!
QUANTIDADE DE VISITAS MENSAIS EM 10 DOS MAIORES MARKETPLACES DO MUNDO
Quantas visitas mensais recebem os marketplaces listados neste artigo? Pois é o que você saberá em seguida. A fonte destes dados é o site Webretailer, confira:
- Amazon: 5,7 bilhões
- PayPay Mall: 2,1 bilhões
- Mercado Livre: 661 milhões
- AliExpress: 639 milhões
- Flipkart: 242 milhões
- Allegro: 208 milhões
- Americanas: 134 milhões
- Zalando: 119 milhões
- Jumia: 36 milhões
- Mydeal: 2,6 milhões
Como se pode observar, entrar para um shopping online como estes pode ser vantajoso porque eles são amplamente visitados pelos consumidores. Sendo assim, fica mais fácil atrair mais gente para comprar os seus produtos.
COMO VENDER EM UM MARKETPLACE?
Cada marketplace conta com um conjunto de instruções que você deve seguir para se tornar um(a) seller. Portanto, antes de qualquer coisa deve-se visitar a área específica de cada shopping online dedicada aos(às) vendedores(as) como você. Siga as regras e comece a vender.
Ademais, se preferir, é possível desenvolver uma loja virtual e só depois integrá-la a vários marketplaces. Essa integração pode ser mais fácil ou mais difícil dependendo da plataforma e-commerce que estiver utilizando. A VTEX, por exemplo, possibilita não apenas integrar facilmente uma loja a vários shoppings online, mas também desenvolver o seu próprio marketplace.
Acesse e leia também o artigo “Multi loja”. Saiba, assim, como criar múltiplas frentes de lojas para variados segmentos e nichos, mas com uma gestão centralizada.