Que tal embarcar agora no desafio de manter as redes sociais atraentes para e-commerce? Hoje em dia, mais do que nunca, essas mídias têm servido ao propósito do comércio eletrônico. Por meio delas é possível exibir as funcionalidades, aparência e vantagens dos produtos e assim conduzir mais pessoas para os carrinhos de compras da sua loja virtual.
Mas não é só isso. As redes sociais também são um ambiente para criar vínculos duradouros. Esse tipo de vínculo gera visitas recorrentes. Bem, você já sabe, é sempre bom ter visitantes recorrentes, pois em um ou outro de seus retornos eles podem realizar uma ou mais compras.
Por isso, manter as redes sociais atraentes para e-commerce é tão fundamental. E sabendo disso preparei 10 dicas que lhe ajudarão a atrair novos visitantes para as fanpages da sua marca e torna-los recorrentes. Confira em seguida!
COMO MANTER REDES SOCIAIS ATRAENTES PARA E-COMMERCE
Para manter suas redes sociais atraentes para e-commerce siga este passo a passo:
Conheça melhor cada rede social e escolha as melhores para o seu e-commerce:
Antes de tudo, conheça as redes sociais disponíveis na internet. Muitas delas são focadas em textos, outras em vídeos, outras em fotos e outras ainda em gifs, entre outros elementos. Escolha ao menos três nas quais seu público esteja presente. Acesse o artigo “10 principais redes sociais para você engajar seu e-commerce no Brasil” e conheça algumas.
Tenha um Design unificado e bonito:
Seu Design precisa ser unificado conforme padrões de cores e símbolos estipulados na sua Cultura Organizacional. Isso garantirá que a aparência da sua fanpage seja a mesma da sua loja virtual, lojas físicas e outros canais de vendas. Padronizar assim proporciona mais credibilidade para sua marca. Enfim, use os princípios do Design para criar um visual bonito.
Preencha seus dados adequadamente:
Preencha com cuidado os detalhes do perfil da sua fanpage em qualquer rede social. Inicie inserindo nome e URL da sua loja virtual. Informe o endereço da sua sede ou loja física, número de telefone e e-mail, entre outras formas de contato. Apresente uma breve história da sua empresa, diga o que ela faz e inclua os horários em que ela está aberta e fechada.
Conheça bem o seu público-alvo e use o tom de comunicação adequado:
Use as estatísticas do seu negócio obtidas por meio do Google Analytics, Pixel do Facebook e de outras ferramentas para conhecer seu público-alvo. Com base nesses números e em dados qualitativos, desenvolva buyer personas. Adeque o tom de comunicação das suas redes sociais conforme essas personas. Assim, todo o seu público poderá se identificar com seu discurso.
Faça um planejamento de conteúdo:
Digamos que tenha criado fanpages no Twitter, Facebook e Youtube. Cada uma dessas redes sociais requer conteúdo diferente. Você precisa, então, planejar como produzi-lo. Além disso, planeje a periodicidade de publicação, entre outras coisas. Crie uma agenda de conteúdo para todo o ano. Foque nas datas comemorativas, profissionais e do commerce, por exemplo.
Use anúncios patrocinados e orgânicos:
Há duas formas principais de publicar conteúdo nas redes sociais e atrair pessoas. A primeira delas é a orgânica, que se refere aos posts de publicação gratuita. A segunda é a patrocinada, isto é, diz respeito aos anúncios pagos. Recomendo empregar ambas tanto para atrair novos visitantes quanto para engajar os iniciantes e até os que já são mais assíduos.
Ofereça atendimento rápido nos apps mensageiros:
Para o consumidor online, poucas coisas são piores do que a falta de atendimento ou do que um atendimento demorado. Muitos consumidores querem tirar dúvidas sobre produtos e serviços, mas não encontram um modo fácil de fazê-lo. Desse modo, se você mantiver bons atendentes nos apps mensageiros o tempo todo, logo atrairá e engajará esse público.
Use ferramentas de social commerce:
Ferramenta social commerce é a que possibilita vender via redes sociais. A Social Selling VTEX, por exemplo, é uma dessas ferramentas. Ela permite ao comerciante adicionar produtos em um carrinho virtual e depois compartilhá-lo com um cliente via Messenger, WhatsApp ou outro app mensageiro. Assim, o cliente só precisa pagar para finalizar a compra.
Trabalhe com gamificação:
Há alguns anos a Tupperware fazia sucesso com reuniões sociais nas casas das pessoas. A gamificação era fator chave nesse contexto. As mulheres amavam brincar, pois recebiam brindes e incentivos. Se puder levar esse conceito para sua fanpage, então terá muito a ganhar. Para tanto, faça promoções, sorteios, brincadeiras, distribua prêmios e assim atraia cada vez mais gente.
Fique de olho nas métricas e otimize seus resultados:
Empregue recursos de análise das redes sociais e também das aplicações que puderem ser integradas para acompanhar métricas como “ações na página”, “visualizações”, “alcance das publicações”, “capacidade de resposta” e “curtidas”, entre outras. Observe quais conteúdos têm mais engajamento e aborde mais assuntos relacionados. Entenda seu público e otimize!
Como se pode observar, há muito o que se fazer para manter as redes sociais atraentes. Em primeiro lugar, é necessário conhecer bem cada uma delas e saber quais são suas principais ferramentas. Logo depois, é necessário entender seus consumidores para desse modo tentar cercar seus anseios e provocar desejos de compra e engajamento.
Seja como for, as redes sociais possibilitam que você trabalhe com o conteúdo orgânico e também com os anúncios patrocinados. Com isso, é possível atingir uma múltipla gama de consumidores, ou seja, aqueles que já estão bastante engajados e também aqueles outros que ainda não conhecem sua marca.
Por essas e outras, use as redes sociais no seu comércio eletrônico. Tente desenvolver conteúdos focados nas suas personas. Acompanhe e otimize seus resultados, que o sucesso certamente virá.
Acesse e leia também o nosso post “7 ferramentas para monitorar comentários nas redes sociais do seu e-commerce”.