Ao lermos as notícias sobre o crescimento do comércio eletrônico no Brasil e no mundo podemos chegar à conclusão de que não existe mais nada a ser superado neste setor, a não ser as vendas. Ledo engano, pois existem muitos desafios no e-commerce.
Há, por exemplo, coisas que precisam evoluir em áreas como o mobile, a segurança e o Design e-commerce, entre outras. No tópico seguinte, você poderá conhecer alguns destes desafios. Continue lendo para saber mais!
Acesse e leia também o post “Desafios de um administrador de lojas virtuais”. Fique sabendo, então, de cinco coisas importantes para quem está no comando do setor de gestão no varejo online.
DESAFIOS DO E-COMMERCE: SUPERE E EVOLUA!
Aqui estão alguns dos maiores desafios do e-commerce na atualidade:
01 – Design:
A maioria das lojas virtuais brasileiras e estrangeiras não têm um bom Design. Para começar, muitas delas parecem uma cópia barata da loja do concorrente. Além disso, a usabilidade ruim muitas vezes faz com que os consumidores online desistam de comprar. Para superar isso é necessário investir sobretudo em uma boa plataforma e-commerce e em um Design original.
02 – Integração omnichannel:
Agora que o mercado e-commerce já está bem encaminhado, pipocam soluções que visam integrar múltiplos canais de vendas como lojas virtuais com lojas físicas e marketplaces. O desafio aqui é criar cada vez mais soluções do tipo e implantá-las no maior número possível de negócios. Vai levar um bom tempo até que esse modelo evolua para o futurístico U-commerce.
03 – Logística:
Enquanto lojas físicas atuam localmente, lojas virtuais atuam local, regional, nacional e até internacionalmente. Isso, sem dúvida, aumenta os desafios de logística. Assim, tanto entregas quanto devoluções de mercadorias são mais complexas no e-commerce. Lojistas devem ficar atentos às tecnologias e novidades deste setor e oferecer o melhor aos seus consumidores.
04 – Conectividade da internet:
De acordo com pesquisa TIC Domicílios, 127 milhões de cidadãos brasileiros usaram a internet em 2018. Isso significa que 83 milhões de pessoas no país estão fora da rede. Em outras palavras, são 83 milhões de consumidores a menos no e-commerce. Então, para o comércio eletrônico online aumentar é necessário que mais gente tenha acesso à internet.
05 – Velocidade da internet:
Além do ampliar o acesso à internet é preciso superar a lentidão. Para se ter uma ideia, uma mobile loja cujas páginas de vendas levam mais de três segundos para carregar acabam sofrendo mais de 50% de abandono de carrinho. A princípio, o mau carregamento se deve a um mau Design, mas também à vagarosidade da rede.
06 – Mobile:
O e-commerce cresce, mas as telas ficam cada vez menores. No início, as vendas online eram feitas via desktop. Posteriormente, em notebooks. Depois, nos tablets e smartphones. Agora temos a Internet das Coisas com seus relógios e outros produtos conectados. Vender nestas telas pequenas é desafiante sobretudo para equipes de Design, usabilidade e Marketing.
07 – Inteligência Artificial:
Dia após dia, a Inteligência Artificial (IA) é aprimorada e integrada à múltiplas tecnologias dentro e fora do e-commerce. Entretanto, ainda há muito trabalho a se fazer para que esta possa penetrar nas camadas mais profundas do comércio eletrônico, nas quais encontram-se as médias e as pequenas lojas virtuais.
08 – Legalidade:
Colocar um e-commerce para funcionar requer abrir e administrar uma empresa como qualquer outra. O empresário do ramo deve obter CNPJ, observar e cumprir o Código do Consumidor, a Lei do E-commerce e a Lei de Proteção de Dados, entre outras legislações. Ademais, ele deve pagar impostos. No Brasil, tudo isso envolve muita, muita burocracia.
09 – Marketing:
Se uma loja virtual não recebe visitantes, ela simplesmente não vende. No Brasil, em média a cada 100 visitantes, só 1 compra. Para atrair gente é preciso realizar ininterruptas campanhas de Marketing. Todavia, por falta de treinamento, muitos dos empresários não acham isso o mais importante. Para evoluir, contudo, é preciso mudar este tipo de pensamento.
10 – Fraudes:
Phishing, violações de senhas, uso de cartões alheios, uso de cartões roubados, etc. são fraudes que geram milhões em prejuízos tanto para consumidores quanto para lojistas no e-commerce. Para evita-las, o lojista precisa investir alto em tecnologias de controle e segurança e os consumidores precisam dobrar a atenção ao comprar online.
Acesse e leia também o nosso artigo “Desafios da mudança de plataforma e-commerce”. Conheça, assim, quatro etapas fundamentais deste processo.
CONCLUSÃO
O setor e-commerce como um todo está em franco crescimento há décadas, porém ainda possui muitos pontos que precisam ser melhorados. Neste cenário, cada lojista deve trabalhar a melhoria contínua de sua própria loja virtual para assim aumentar suas chances de sucesso.
Acesse e leia também o post “50 anos de comércio eletrônico via internet”. Descubra, dessa forma, o que mudou ao longo das últimas cinco décadas e o que vem por aí.