10 conflitos de check-out que geram abandono de carrinho em lojas virtuais

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Conheça e elimine algumas causas da baixa eficiência do seu e-commerce!

Conflitos de checkout podem acabar com a reputação da sua loja virtual
Conflitos de check-out podem acabar com a reputação da sua loja virtual

O problema do abandono de carrinho em sua loja virtual pode ter inúmeras causas e várias consequências, tais como a perda de uma venda, a desvalorização da loja virtual, a perda da confiança do usuário e a perda da chance de fidelização de um consumidor, entre outras.

Por isso, é importante que você administrador de loja virtual saiba o que causa o abandono de carrinho para que, dessa forma, seja possível reduzir seus efeitos negativos sobre o seu empreendimento.

A seguir listo 10 problemas de check-out que podem gerar abandono de carrinho em sua loja virtual, confira:

Esquecimento da senha: o consumidor seleciona os produtos, porém, na hora de fazer o check-out para realizar o pagamento ele não se recorda da senha e, assim, abandona o carrinho;

Reflexão demais: o consumidor escolhe os produtos, coloca-os no carrinho de compras virtual e, em seguida, começa a refletir se precisa mesmo daqueles produtos até que, minutos depois, ele desiste e sai da loja sem levar nada;

Links ruins: o consumidor entra em seu site e-commerce e enche o carrinho, contudo, clica em um link que promete leva-lo para a página de pagamento, mas leva-o para outro local ou não funciona. Resultado: desistência.

Ausência de barra de progresso: o consumidor seleciona os produtos e começa a preencher o cadastro do check-out, que não tem uma barra de progresso. Sem saber quando aquilo (o cadastro) vai terminar, o consumidor “pede pra sair”.

Check-out muito extenso: o consumidor entra em sua loja virtual animado para realizar uma compra, mas chateia-se com a longa ficha cadastral que precisa responder antes de acessar a página de pagamento;

Botões ruins: o consumidor escolhe os produtos, mas não consegue entender os botões que são pequenos, estão fora de lugar, são confusos ou não seguem um padrão. O Design de um único botão pode fazer toda a diferença no check-out.

CTAs ineficientes: o consumidor enche o carrinho, contudo, as Call To Actions (Chamadas Para Ação, em português), denominadas CTAs dos botões ou dos links não são conclusivas ou são dúbias, o que leva à incerteza e à desistência.

Credibilidade duvidável: o consumidor escolhe os produtos, mas na hora de pagar percebe que o site não tem endereços e nem telefones para contato, entre outros itens cruciais para uma boa credibilidade e, por isso, desiste.

Segurança duvidável: o consumidor enche o carrinho, mas percebe que a loja não tem selos de segurança e vê que o próprio navegador emite sinais de que há problemas de privacidade na página de pagamento.

Taxas inesperadas: o consumidor seleciona os produtos, mas quando pensa em pagar ele percebe que a loja virtual começa a cobrar taxas inesperadas como um frete muito alto, por exemplo, o que gera o abandono de carrinho.

Vídeo: 10 formas de reduzir o abandono de carrinho no e-commerce

Uma plataforma e-commerce moderna como a Vtex (que conta com o sistema Smartcheckout®) pode ajudá-lo a eliminar muitos desses problemas e a obter melhores resultados com menos custos em sua loja virtual. Além disso, uma agência de Marketing Digital com uma equipe de frot-end de primeira qualidade também pode ser de grande valia nesse processo. Pense nisso!