E-mail Marketing para e-commerce é uma das formas mais eficientes de engajar consumidores, além de ser uma das técnicas de Marketing Digital com maior conversão de vendas com uma taxa que varia de 2% a até pouco mais de 4%. Por isso, resolvi criar essa lista de boas práticas para você aproveitar ainda mais essa ferramenta no seu comércio eletrônico, confira:
- Diga o que os seus assinantes devem fazer:
Um dos maiores equívocos dos criadores de e-mails é não dizer na mensagem onde os consumidores devem clicar, o que devem ver ou baixar. Por isso, sempre deixe bem claro qual ação o seu consumidor deve realizar em seguida.
– Otimize suas campanhas para os dispositivos móveis:
Estudo da Return Path publicado em 2012 informa que a leitura de e-mails em tecnologias móveis ultrapassou a leitura feita em desktops. Logo, você deve criar mensagens adaptadas para esses dispositivos.
– Use botões para obter mais cliques:
Se fizer alguns testes A/B, é bem provável que constate que os e-mails que contêm botões recebem mais cliques do que aqueles que possuem apenas links. Então, insira um botão no lugar do link!
– Fique atento às oportunidades wearable:
O uso de tecnologias vestíveis como óculos, relógios e capacetes conectados pode decolar a partir dos próximos anos e abrir um novo campo para o e-mail. Antecipe-se!
– Conte com os vídeos:
Estimativas dão conta de que os vídeos gerarão cada vez mais tráfego na web no futuro, por isso, dê um jeito de integrá-los aos seus e-mails.
– Abuse da personalização:
Escreva e-mails cada vez mais exclusivos para os seus assinantes. Isso vai fazer com que se sintam importantes e gerar mais fidelização.
– Não se esqueça da Internet das Coisas:
Em 2020, o mundo terá 30 bilhões de coisas como geladeiras, televisores e até bicicletas conectadas à internet. Pense em como levar seus e-mails até elas.
– Use os princípios persuasivos de Cialdini:
Com moderação, use princípios como o da Prova Social para convencer os seus leitores a clicarem no link ou botão que você envia no seu E-mail Marketing.
– Envie arquivos para download:
Periodicamente (uma vez ao mês, por exemplo) envie presentes como um e-book, uma planilha útil e bem elaborada, uma foto em alta definição ou outro arquivo, e mantenha seus assinantes engajados.
– Mostre o que você faz:
As pessoas não são obrigadas a se lembrarem de quem é você ou o que a sua loja virtual faz em todas as vezes que recebem um e-mail seu, por isso, sempre apresente um resumo de uma linha no fim da mensagem que explique o motivo da sua existência e deixe um link para quem quiser saber mais.
Aprimore o seu E-mail Marketing e-commerce, desenvolva grupos de consumidores extremamente fidelizados e garanta a sobrevivência da sua loja virtual a longo do tempo.