Aplicativos para lojas virtuais são sistemas que se integram e complementam não apenas o seu site, mas o seu negócio e-commerce como um todo. Quer saber como? Sim? Então leia a nossa lista adiante!
Clique em “VTEX Apps” para ler um artigo complementar. Conheça, assim, 7 tipos de aplicativos para lojas VTEX.
APLICATIVOS PARA LOJAS VIRTUAIS: 10 FORMAS DE AUMENTAR O PODER DO SEU E-COMMERCE
Não importa se você está planejando uma implantação de e-commerce ou se já possui um site e-commerce pronto, aplicativos sempre podem dar-lhe um up. Para tanto use, por exemplo, aplicativos como os de:
1 – Pagamento:
Os apps de pagamento possibilitam que você ofereça múltiplas opções para os consumidores concluírem uma compra no seu site e-commerce.
Desse modo, se um consumidor não tem cartão de crédito, ele poderá pagar com débito, carteira digital, boleto ou até mesmo dinheiro vivo, entre outras alternativas.
Isso com certeza melhora a experiência de compras e reduz o abandono de carrinho.
- Exemplo: AME Digital
2 – Logística:
Aplicativos logísticos podem ser úteis em variadas tarefas, tais como na automatização da logística reversa (devoluções de produtos feitas pelos clientes).
Além disso, ao integrar um app WMS ao seu site de comércio eletrônico, você poderá controlar a entrada e saída de mercadorias e materiais no estoque da sua empresa com muito mais eficiência.
- Exemplo: Logística Reversa
3 – Atendimento:
Aplicativos de atendimento incluem chats, chatbots e sistemas de SAC, etc. Eles podem conter respostas prontas, integrações com apps mensageiros, formulários de feedback e outros recursos.
Apps assim são úteis para tirar dúvidas e educar consumidores indecisos até que eles resolvam finalmente fazer uma primeira compra ou compras recorrentes.
- Exemplo: Virtual Spirits
4 – Feedback:
Apps de feedback são ótimos para obter um parecer dos visitantes do seu site e-commerce. Com eles é possível criar uma aba com perguntas como esta: “Já vai? Qual o motivo?”; e alternativas de respostas como: “frete alto”, “preço alto”, “não achei meu número”, “não gostei da cor”, etc.
Sendo assim, você poderá saber como o seu público-alvo se comporta na sua loja virtual e criar melhorias.
- Exemplo: Hotjar
5 – Pop ups:
Aplicativos geradores de pop ups possibilitam criar janelas que se sobrepõem às páginas do seu site e-commerce. Aí, nestas janelas, você pode expor alguma oferta, promoção, sorteio ou alguma informação importante.
Ademais, por meio das janelas pop up pode-se apresentar formulários de captura de e-mail, os quais são fundamentais em um bom projeto de E-mail Marketing.
- Exemplo: OptinMonster
6 – Analíticos:
Com os aplicativos analíticos você pode contabilizar e analisar diferentes indicadores da sua loja online. Eles geralmente expõem números de gráficos de acesso, taxa de conversão, faturamento, frete, etc.
Dessa forma, dá para ter uma visão global do seu negócio e tomar as providências para uma otimização com base em dados concretos e não na intuição.
- Exemplo: VTEX Insights
7 – Administrativos:
Apps administrativos possibilitam que você gerencie departamentos como contabilidade, faturamento, logística, jurídico, relacionamento com clientes e muito mais. Muitos deles podem ser reconhecidos pelas siglas CRM, ERP, WMS, etc.
- Exemplo: Linx ERP
8 – Marketplaces:
Esse tipo de aplicativo integra a sua loja virtual aos grandes marketplaces do mercado. Além disso, eles também podem fazer a integração com sistemas comparadores de preços.
Com eles é possível criar até campanhas de anúncios patrocinados com links direcionados para as suas páginas de produtos.
- Exemplo: VTEX Shopping Ads
9 – Prateleira infinita:
Aps de prateleira infinita são aqueles que tornam possível que um cliente que não achou o que procurava na sua loja física faça uma compra na sua loja online imediatamente.
Essa transação pode ser realizada de dentro do estabelecimento físico, o que evita que o cliente desista da compra depois de sair do local.
- Exemplo: inStore Setup VTEX
10 – Segurança:
Aplicativos de segurança protegem tanto os clientes como o próprio lojista. Eles podem evitar que cibercriminosos roubem dados das pessoas e/ou façam compras na sua loja virtual, mas não paguem.
- Exemplo: Konduto
Acesse e leia também o post “5 aplicativos para conectar sua equipe e organizar o trabalho no seu e-commerce”. Saiba, assim, integrar pessoas e otimizar processos.
COMO ENCONTRAR APLICATIVOS PARA LOJAS VIRTUAIS?
Primeiramente, para encontrar aplicativos para o seu site e-commerce, descubra em qual plataforma ele foi desenvolvido e é gerenciado. A partir dessa informação, você poderá encontrar apps em locais como:
- Na app store:
Algumas plataformas de e-commerce possuem uma app store com aplicativos que você pode instalar rapidamente.
- Setor de suporte:
Quando precisar de algum app específico e não souber onde encontrá-lo, então entre em contato com o setor de suporte da sua plataforma e-commerce.
- Produzir o aplicativo:
Há plataformas que têm sistemas que possibilitam criar aplicativos exclusivos. Com o VTEX IO, por exemplo, você pode criar apps de acordo com as demandas do seu site e-commerce.
Seja como for, aumente o poder da sua loja virtual. Implante aplicativos que possam dar um up no atendimento, na entrega, nos pagamentos, etc. Isso, decerto, vai melhorar as suas vendas.
Acesse e leia também “5 aplicativos para empreendedores e gerentes de e-commerce“.