No ramo do comércio eletrônico, tão logo a fase de implantação de e-commerce termina inicia-se a etapa de gerenciamento da loja virtual, a qual é marcada principalmente pelo desempenho de vendas.
Para ter um bom desempenho de vendas é preciso otimizar a loja virtual conforme as demandas que surgem ao longo do tempo. Aqui vão algumas ações práticas de otimização que você poderá realizar neste contexto:
– Aproveitamento dos recursos do SmartCheckout:
O uso desse sistema patenteado pela Vtex viabiliza a compra por impulso via internet, o que aumenta o número de fechamento de pedidos.
– Uso do Cross-selling:
Técnica que permite aos lojistas oferecerem produtos complementares ao consumidor que acabou de fazer uma compra.
– Uso do Upselling:
Técnica que visa oferecer produtos complementares com qualidade “Premium” ao consumidor que acabou de comprar um produto.
– Implantação de E-mail Marketing:
Uso sistemático de squeeze pages, landing pages e e-mails com o objetivo de converter visitantes em fregueses assíduos.
– Instalação de sistema de chat:
Ideal para eliminar objeções dos visitantes da loja virtual e, com isso, realizar mais vendas. A Dell, por exemplo, usa amplamente o chat.
– Oferta de dezenas de opções de pagamento:
Nem todos têm cartões ou contas no banco. Nesse cenário, mais opções de pagamento como boleto e dinheiro podem gerar mais clientes.
– Uso de todas as possibilidades da plataforma omnichannel Vtex:
Se sua loja chegar a todos os canais (mobile, desktop, etc.), você aumentará a visitação, a conversão, o ticket médio e o faturamento.
– Otimização do layout:
Design e usabilidade boas geram mais vendas. Sendo assim, faça testes como o do Site Clinic para otimizar esses aspectos da sua loja virtual.
– Uso de certificações de segurança:
Isso amplia a credibilidade da sua loja, o que evita o abandono de carrinho e gera maior aproveitamento de vendas.
– Realização de promoções:
Um bom sistema de promoções como o Vtex Pricing pode fazer a cabeça dos visitantes da sua loja virtual e converter mais vendas.
Não se esqueça de monitorar a sua loja virtual periodicamente por meio das chamadas Key Performance Indicator (KPI), o que irá lhe orientar de forma mensurável e lhe dará condições para desenvolver projetos de melhoria para o seu comércio eletrônico.