No Design e-commerce, pop-up é uma janela em forma de caixa que se abre e se sobrepõe às demais páginas de uma loja virtual ou blog e-commerce. Essa janela pode conter uma propaganda ou um campo de captura de e-mail, por exemplo.
Quando comparada às squeeze pages e aos formulários de captura de e-mail simples (que são fixos na janela principal), a janela pop-up pode ser considerada um pouco agressiva, posto que ela salta na tela do consumidor sem que este tenha pedido por isso.
Um programador Front-end habilidoso pode fazer com que uma janela pop-up abra no meio, no canto, em cima, em baixo ou em toda a tela, além de inserir efeitos visuais e de áudio para chamar a atenção dos visitantes.
As janelas pop-ups também podem ser programadas para abrir imediatamente ou somente depois de um determinado tempo de permanência do usuário em uma das páginas da sua loja virtual ou blog e-commerce. Elas podem, ainda, ser inseridas no momento da saída do consumidor do seu site juntamente com alguma mensagem do tipo “Gostou do nosso conteúdo? Então agora assine nossa newsletter!”.
Quem usa pop-ups no site, no entanto, corre muitos riscos, tais como o fato de que há algumas pessoas que simplesmente desabilitam a abertura de janelas extras no navegador e outras que odeiam tanto esse sistema que, assim que uma janela do tipo se abre, elas simplesmente dão o fora e vão procurar o que precisam em outro lugar.
Contudo, se você souber usar o sistema pop-up adequadamente no momento certo, com os motivos certos, com a isca digital certa, nas páginas certas, no tempo certo, sem ser demasiadamente invasivo, ele poderá ser mais eficiente do que as squeeze pages e os formulários de captura de e–mail.
Acho, enfim, que – se bem planejado – você poderá usar os três recursos (pop-up, squeeze pages e formulários fixos) para aumentar o número de assinantes de E-mail Marketing para o seu negócio e-commerce.