Usar Call to Action na sua loja virtual faz bem ou mal?

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Saiba como usar o CTA adequadamente!

Usar Call to Action na sua loja virtual faz bem ou mal
Action button on keyboard with soft focus

Call to Action (CTA) é um termo em inglês que significa “Chamada à ação”, o qual é geralmente utilizado no decorrer da produção de conteúdo textual ou oral de peças de publicidade, propaganda e Marketing em geral, tanto online quanto offline.

No contexto online, o CTA tem sido regularmente empregado em conteúdos publicados em blogs e-commerce, canais de Vídeo Commerce, páginas de produtos de lojas virtuais e, principalmente, em squeeze pages, landing pages e E-mail Marketing para e-commerce.

A chamada à ação a que se refere o CTA é nada mais do que um recurso que tem como objetivo fazer com que o consumidor – seja ele um lead, suspect, prospect, cliente e freguês – saia da inércia e comece a interagir com a interface de uma página de comércio eletrônico até realizar uma compra.

O CTA é, geralmente, uma frase com verbos no imperativo, isto é, que denotam uma ordem, uma exortação, um pedido. Por exemplo:

– Compre agora!
– Clique aqui e baixe o e-book!
– Responda a nossa enquete!
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A parte legal do CTA é que ele pode ajudar aqueles consumidores que estão perdidos, em dúvida e que não sabem exatamente o que vão fazer em seguida. Para estas pessoas, um tratamento de choque com uma boa frase CTA pode fazê-las tomar uma atitude.

O CTA serve para educar os consumidores, para indica-los o que eles devem fazer em seguida a um determinado processo, para fazer com que eles acessem conteúdos diferenciados dentro do seu próprio blog e-commerce, entre outras finalidades.

A parte ruim é que, se você usar muitas frases CTA, o seu consumidor poderá pensar coisas como “Quem é este cara para ficar me dando ordens o tempo todo?” e, com isso, se estressar e procurar a loja virtual do seu concorrente.

Em outras palavras, as frases CTA quando usadas com moderação, no tempo certo e nos lugares certos, podem beneficiar a sua loja virtual e o seu comércio eletrônico como um todo.

O CTA é uma técnica de Neuromarketing, uma ala do Marketing que estuda o efeito dos argumentos persuasivos na mente das pessoas. Saiba mais sobre esse tema no artigo “Como o Neuromarketing pode ajudar na sua loja virtual?”.