Recentemente comentei o fato de os profissionais da Agência E-Plus terem conquistado certificação e habilitação para trabalhar com a Vtex. Pois quero aproveitar que o assunto ainda está quente aqui nos corredores da nossa agência de Marketing Digital e abordar a questão do teste A/B desta plataforma e-commerce.
O teste A/B da Vtex possibilita aos desenvolvedores a criação e publicação de duas versões de layouts da mesma loja virtual, situação que permite analisar qual delas tem maior desempenho em termos de vendas.
Na prática, o teste A/B segue os seguintes parâmetros:
• Entre a versão A e a versão B da loja virtual, apenas 1 elemento é modificado. Assim, os analistas saberão exatamente onde está a diferença, o que seria impossível descobrir se houvesse mais de 1 elemento modificado;
• Ambas as versões da loja virtual são publicadas simultaneamente;
• As versões devem atingir pessoas do mesmo público-alvo;
• Recomenda-se que o teste seja feito pelo período de ao menos 1 semana, pois assim também atingirá o público que acessa a internet somente aos sábados e domingos;
• Cada versão deverá receber no mínimo mil acessos.
Paralelamente, a plataforma e-commerce Vtex permite a utilização de ferramentas externas como o Google Analytics, Visual Website Optimizer, Unbounce, ou outra similar, com as quais se verificará as duas versões estatisticamente e descobrir-se-á qual delas possui a melhor performance em termos de comercialização de produtos.