Marketing Analítico é a ciência que tem como objetivo interpretar os dados do Big Data e usá-los para tomar decisões que viabilizem a criação e o oferecimento de produtos e serviços que satisfaçam os desejos e atenuem os medos dos consumidores com mais qualidade, e que permitam assim a uma empresa vender e lucrar mais.
O dados do Big Data, por sua vez, provêm das pesquisas de mercado, do Histórico do Cliente (HC), das redes sociais, das ferramentas de análise de dados como o Google Analytics, por exemplo, dos sistemas de envio e controle de E-mails Marketing e de outras ferramentas de mensuração de resultados no e-commerce. Quem consegue contextualizar e compreender esses dados obtém vantagens competitivas.
A título de exemplo, suponhamos que uma loja virtual comercialize mesas digitalizadoras para desenhistas e que o analista de dados de Marketing tenha percebido que, nos comentários das redes sociais, muitos consumidores tenham reclamado que a bateria da caneta que acompanha o produto acaba muito rápido.
Ao verificar os números de acessos e de vendas na loja virtual, o profissional percebe que, após os referidos comentários nas redes sociais, houve uma queda de 30% no comércio daquele produto no último dia.
Logo, o analista aciona o setor de desenvolvimento de produto ou o setor de administração do mix de produtos e relata o problema para que, dessa forma, o produto seja otimizado ou substituído o mais rápido possível.
Se não houvesse um especialista em Marketing para analisar, interpretar e relatar dados como esse para que os administradores da loja virtual possam tomar uma decisão, o produto continuaria a ser comercializado com defeito, o que causaria uma perda de valor, além de danos à credibilidade do site e-commerce.
Por essas e outras, o Marketing Analítico proporciona vantagens para o seu negócio e-commerce, tais como:
– Maior percepção sobre a reputação da sua marca no mercado
– Mais facilidade para compreender os desejos e os medos dos consumidores
– Mais praticidade para saciar os desejos e eliminar os medos dos consumidores
– Maior compreensão dos cenários de negócios
– Mais capacidade para prever resultados
– Maior facilidade para precificar os produtos e serviços
– Mais praticidade para verificar a aceitação de um produto no mercado
– Maior compreensão dos consumidores via Buyer Personas
Com o Marketing Analítico, o administrador de e-commerce pode tomar decisões melhores, criar mais valor para os seus consumidores, vender mais, fidelizar mais e obter mais lucro no final das contas.