O setor de Moda e Acessórios fechou o ano de 2016 em primeiro lugar no ranking de produtos comprados em lojas virtuais nacionais revela a 35ª edição do relatório WebShoppers, do Ebit.
A seguir, eu exponho os últimos anos de participação desse setor no comércio eletrônico brasileiro (conforme os relatórios WebShoppers), confira:
– 2014:
O setor de Moda e Acessórios abocanhou 17% do mercado e-commerce e terminou aquele ano na primeira posição em vendas (WebShoppers 31)
– 2015:
A categoria fecha em primeiro lugar com 14% de participação no mercado, mas o volume de pedidos cai 19% em relação a 2014 (WebShoppers 33).
– 2016 (1º semestre):
O setor conquista 12% em vendas (o seu pior desempenho nos últimos dois anos) e cai para terceiro lugar (WebShoppers 34).
– 2016 (2º semestre):
Com uma cota de 13,6% em vendas no mercado e-commerce nacional, a categoria se recupera e volta para a primeira posição (WebShoppers 35).
Apesar de retornar ao topo do mercado e-commerce nacional, a categoria Moda e Acessórios caiu três pontos percentuais em número de vendas em sites internacionais. Ou seja, a compra em lojas virtuais nacionais se tornou mais vantajosa.
O relatório WebShoppers 35 mostra ainda que, em 2016, a participação feminina nas compras via comércio eletrônico foi de 51,6% contra 48,4% dos homens; e que a participação dos smartphones subiu de 9,7% em janeiro de 2015 para 25% em janeiro de 2017.
Portanto, você que está planejando abrir uma loja virtual de moda, pense nesses números a fim de obter soluções melhores e não deixe de usar uma plataforma e-commerce omnichannel.