SEO para e-commerce é o que define as técnicas usadas para posicionar uma loja virtual e seus produtos nas primeiras colocações nos resultados das pesquisas feitas por internautas em sites de buscas como o Google e Bing, por exemplo.
Não se pode, no entanto, confundir SEO para e-commerce com links patrocinados para e-commerce, pois no primeiro caso não há custo direto para o lojista e no segundo o lojista paga para ocupar o espaço na página.
A saber, a sigla SEO é um acrônimo para o termo em inglês “Search Engine Optimization”, que significa “Otimização para sites de buscas”. No comércio eletrônico, sua importância está no fato de que – se bem utilizado – pode aumentar as visitas e consequentemente as vendas, além de posicionar a sua loja virtual como uma autoridade no mercado em que atua.
A plataforma Vtex, que é utilizada para a implantação de lojas virtuais pela agência de Marketing Digital E-Plus, conta com vários recursos pensados para influenciar os resultados das buscas e colocar a sua loja entre os primeiros colocados. Confira a seguir alguns destes recursos:
Metatags
Campo onde você insere as palavras-chave mais procuradas referentes a um produto ou ao seu site e-commerce, o que fará com que os internautas o encontrem mais facilmente.
Categorias
Campo onde é possível inserir palavras que irão definir segmentos para toda uma linha de produtos. Por exemplo: televisores, smartphones, notebooks, etc. Isso ajuda o internauta que está à procura de nichos de produtos a fim de comparar suas características e preços.
Redirecionamento 301
Recurso que possibilita que você direcione uma página que não existe mais para uma nova página, sem alterar a URL antiga. Isso evita que um cliente se frustre ao visitar uma página inexistente e, assim, o mantém fidelizado.
Canonical tag
Recurso que elimina o conteúdo duplicado, ao informar para o site de buscas qual é exatamente a página que possui o conteúdo original. Isso mantém em 100% o poder de uma página no duelo pelas primeiras posições contra páginas concorrentes de outras lojas.
URLs amigáveis
Campo para a inserção de endereços eletrônicos com as principais palavras-chave referentes ao produto ou site e-commerce, o que aumenta as chances de indexação nos motores de busca e amplia a possibilidade de a página ser encontrada.
Além destas ferramentas, a plataforma Vtex também conta com meios para customização HTML, incorporação de Site Maps e configuração de Robots.txt, isto é, elementos que ampliam ainda mais as chances de uma indexação melhor que a dos seus concorrentes.
Por fim, o editor de textos permite eu você crie conteúdos em “Padrão F de leitura”, o qual oferece mais facilidade para os chamados “leitores escaneadores” (que são a maioria na web).
Entre em contato com os consultores da agência de Marketing Digital E-Plus pelo telefone (11) 2373-5471 para conhecer outros truques de SEO para e-commerce da plataforma Vtex! Ligue já!