Tenho dito regularmente que as pesquisas realizadas por terceiros são um ótimo recurso para conhecer melhor o público-alvo representado pela Buyer Persona e, assim, otimizar as nossas lojas virtuais. E nunca é demais lembrar que “quem não otimiza se estrumbica” (perdoe-me a paródia).
Por isso, hoje quero comentar o estudo Online Payments Journey realizado pela provedora internacional de pagamentos, Worldpay, que (em 14 países dos 5 continentes permanentemente habitados):
• Entrevistou 7 mil e-consumidores;
• Analisou 700 sites de viagem e varejo.
No que diz respeito à América Latina, a pesquisa demonstra que:
• 60% dos latino-americanos (brasileiros, chilenos e mexicanos) se sente mais seguro em sites que expõem na página inicial as certificações digitais de segurança no pagamento;
• 51% dos latino-americanos que veem o logotipo do seu sistema de pagamento preferido na página inicial da loja virtual se sente mais confiante para realizar uma compra online;
• Entre os sites pesquisados, os do Brasil e do México raramente mostraram informações de segurança e-commerce na página inicial;
• 53% dos compradores de viagens latino-americanos gostaria de contar com suporte via chat em tempo real na hora da compra.
Acesse a página da pesquisa Worldpay (em inglês) para saber mais dados. E caso você não se dê muito bem com análise de números, procure uma agência de Marketing Digital e terceirize os serviços de consultoria de e-commerce, avaliação de e-commerce e gestão de e-commerce, que são uma “mão na roda da otimização” e liberam tempo para que você possa se concentrar nas atividades-chave do seu e-commerce.