VTEX é uma plataforma e-commerce do tipo Software as a Service (SaaS), cujo fornecedor provê sistema, servidores, segurança e outros itens estruturais, além de atualizações periódicas, o que permite que o empreendedor e-commerce crie e administre uma loja virtual com foco apenas nos negócios, sem precisar quebrar a cabeça com problemas de Tecnologia da Informação (TI).
Sendo uma plataforma SaaS, a VTEX não precisa ser instalada no computador do empreendedor, que por sua vez, a acessa via internet, em um site, com login e senha. Para acessá-la, no entanto, é necessário pagar uma aluguel geralmente mensal.
No caso da plataforma VTEX, o fornecedor cobra aluguel fixo mensal de R$ 1.500,00 mais 2,5% sobre o valor dos pedidos aprovados.
Em troca, a plataforma e-commerce VTEX oferece os seguintes benefícios:
– Zero custo de instalação, setup e licença
– Cancelamento sem multa a qualquer momento
– Parceiros certificados para implantação e configuração
– Parceiros certificados para suporte e serviços complementares
– Produtos e pageviews ilimitados
– Tecnologia Omni-channel (multicanal)
– Integração com Marketplace, ERP, CRM, WMS, etc.
– Sistema de promoções
– Programação Front-end ilimitada
– Múltiplos sistemas de pagamento
– Teste A/B e outros recursos de análise
– Módulos diversos como os de logística, segurança e gestão de pedidos
– SmartCheckout® e outras centenas de soluções
Entre os parceiros certificados da plataforma Vtex para implantação, configuração, suporte e gestão de lojas virtuais está a agência de Marketing Digital E-Plus que, recentemente, venceu o The eAwards como Melhor Agência de Criação e Design para E-commerce.
Dentre as principais diferenças entre as plataformas Saas como a VTEX e as Open Source é que as segundas têm o código livre e grátis (não requer aluguel), mas precisam de alto investimento na implantação e a responsabilidade pelo código é do empreendedor, que será altamente dependente de TI e da comunidade de desenvolvedores.