O relato é do pesquisador, escritor, palestrante e consultor norte-americano, Jared M. Spool, da organização especializada em usabilidade de websites, User Interface Engineering.
Spool conta que uma empresa varejista dos EUA o contratara (nos anos 2000) para reformular o processo de checkout de sua loja virtual. Durante as análises de design e-commerce, ele constatou que os formulários de cadastro e login, que continham os clássicos campos para inserção de e-mail e senha, causavam muita confusão nos internautas e culminavam no “abandono de carrinho”.
Basicamente, o estudo de usabilidade demonstrou que:
Muitas das pessoas que visitam a loja virtual pela primeira vez não realizavam o cadastro, pois achavam que aquilo era uma squeeze page, isto é, uma página de cadastro para lista de E-mail Marketing. Não quero um “relacionamento”, reclamavam os consumidores, “eu só quero comprar alguma coisa”;
Muitos dos usuários que haviam feito o cadastro, por sua vez, não se lembravam do e-mail de login nos acessos seguintes e, assim, desistiam de comprar depois que o carrinho já estava cheio.
Então, Spool e sua equipe tiveram uma ideia brilhante. Eles trocaram a inscrição “Cadastrar” por “Continuar” no botão principal da página, o que aumentou as compras em 45% e gerou um faturamento anual adicional de 300 milhões de dólares. “Spool, você é o cara!”, elogiou o CEO da empresa varejista em uma mensagem via secretária eletrônica.
Hoje, uma das plataformas e-commerce mais modernas do mercado, a Vtex, que é especialidade da agência de Marketing Digital E-Plus, vem com o sistema Smartcheckout®, que facilita o cadastro, o fechamento, reduz o abandono de carrinho e aumenta o seu faturamento. Mas nos anos 2000, isso não era uma realidade.
Fica, portanto, a lição do quanto o planejamento e a otimização da usabilidade da interface de uma loja virtual são importantes para o sucesso no comércio eletrônico. Leia mais sobre isso no menu “Design E-commerce”!