Com quantas “pages” se faz um e-commerce? Do inglês, a palavra “page” significa “página”. Já no “internetês”, o termo denomina uma localidade virtual que tem um endereço específico onde se encontra um determinado conteúdo.
Para se fazer um e-commerce é necessário, na maioria das vezes, contar com dezenas de páginas ou (dependendo do tamanho do seu negócio) de centenas e/ou até de milhares delas.
No contexto do Marketing Digital, os principais tipos de páginas para a divulgação de uma loja virtual são estas:
– Homepage
É a primeira página da sua loja virtual onde geralmente se inserem as principais ofertas de produtos e o menu de acesso às diferentes categorias de produtos do seu comércio eletrônico. A homepage é também a primeira página de um blog e-commerce, a qual carrega as chamadas para os posts mais recentes.
– Fanpage
É a página de fãs do seu e-commerce em uma rede social como o Facebook, Twitter ou YouTube, por exemplo, onde você pode informar e dialogar com o seu público-alvo por meio de textos, imagens, áudios e vídeos. A fanpage é uma importante ferramenta para fidelização de consumidores.
– Squeeze page
É uma página de captura de e-mails. Nela, você pode oferecer um brinde como um e-book grátis para os internautas que, para conseguir o presente, precisam assinar a sua newsletter ou E-Mail Marketing. A squeeze page pode ser reduzida a um formulário, o qual pode ser inserido em uma homepage ou páginas internas de um blog ou site.
– Landing page
É uma página de vendas cuidadosamente preparada com conteúdo altamente persuasivo. O internauta que deixa o e-mail na squeeze page (vide tópico anterior) passa a receber as suas newsletters que, por sua vez, contém links para as suas landing pages onde serão paulatinamente convencidos a comprar um dos seus produtos.
Dado que o seu negócio poderá ter inúmeras páginas de variados tipos, é importante manter a padronização em todas elas. Para conseguir tal coesão, invista em uma Cultura Organizacional. Fica a dica!