Qual a diferença entre homepage, fanpage, squeeze page e landing page no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba o que é e como usar cada uma delas!

Qual a diferença entre homepage, fanpage, squeeze page e landing page no e-commerce

Com quantas “pages” se faz um e-commerce? Do inglês, a palavra “page” significa “página”. Já no “internetês”, o termo denomina uma localidade virtual que tem um endereço específico onde se encontra um determinado conteúdo.

Para se fazer um e-commerce é necessário, na maioria das vezes, contar com dezenas de páginas ou (dependendo do tamanho do seu negócio) de centenas e/ou até de milhares delas.

No contexto do Marketing Digital, os principais tipos de páginas para a divulgação de uma loja virtual são estas:

– Homepage

É a primeira página da sua loja virtual onde geralmente se inserem as principais ofertas de produtos e o menu de acesso às diferentes categorias de produtos do seu comércio eletrônico. A homepage é também a primeira página de um blog e-commerce, a qual carrega as chamadas para os posts mais recentes.

– Fanpage

É a página de fãs do seu e-commerce em uma rede social como o Facebook, Twitter ou YouTube, por exemplo, onde você pode informar e dialogar com o seu público-alvo por meio de textos, imagens, áudios e vídeos. A fanpage é uma importante ferramenta para fidelização de consumidores.

– Squeeze page

É uma página de captura de e-mails. Nela, você pode oferecer um brinde como um e-book grátis para os internautas que, para conseguir o presente, precisam assinar a sua newsletter ou E-Mail Marketing. A squeeze page pode ser reduzida a um formulário, o qual pode ser inserido em uma homepage ou páginas internas de um blog ou site.

– Landing page

É uma página de vendas cuidadosamente preparada com conteúdo altamente persuasivo. O internauta que deixa o e-mail na squeeze page (vide tópico anterior) passa a receber as suas newsletters que, por sua vez, contém links para as suas landing pages onde serão paulatinamente convencidos a comprar um dos seus produtos.

Dado que o seu negócio poderá ter inúmeras páginas de variados tipos, é importante manter a padronização em todas elas. Para conseguir tal coesão, invista em uma Cultura Organizacional. Fica a dica!