Um dado preocupa os empreendedores: o m-commerce (comércio via tecnologias móveis) crescerá 42% e o e-commerce (comércio via sites comuns) só 13% entre 2013 e 2016, revela estudo “PayPal Mobile Research”.
Essa informação preocupa porque, como os empreendedores são as pessoas que pensam o futuro das empresas, eles devem calcular bem onde investirão seus recursos para, assim, evitar prejuízos e lucrar mais.
Todos, então, sabem que o m-commerce vai crescer nos próximos anos, no entanto, há ao menos duas formas de investir nessa área. Em qual delas você acha que os empreendedores digitais deveriam apostar mais fichas?:
1 – Mobile App
Aplicativo/software geralmente concebido com linguagem de programação Swift (no caso do iOS) e Java (no caso do Android) para rodar nos smartphones e tablets.Ele pode interagir com outros aplicativos.
Para funcionar, o aplicativo da sua loja virtual deve ser baixado e instalado no aparelho do seu consumidor, que poderá visualizar seu conteúdo e ver suas ofertas até mesmo se estiver off-line.
Em geral, aplicativos são mais rápidos e interativos que Mobile Sites. Além disso, ajudam os usuários a economizarem com pacotes de dados de internet, pois não precisam recarregar códigos, scripts e imagens.
2 – Mobile Site
Nesse caso, o site da sua loja virtual é aberto diretamente no navegador de forma adaptada às pequenas telas dos smartphones e tablets, mas não interage com os aplicativos do aparelho.
O Mobile Site se adapta às pequenas telas para evitar a confusão visual e defeitos de usabilidade, os quais podem afastar o consumidor, provocar abandono de carrinho e outros problemas.
Para o empreendedor, um Mobile Site requer menor investimento, gera menos manutenção e menos problemas de compatibilidade do que um Mobile App, além de proporcionar melhor adesão às campanhas de Marketing Digital.
Já existem no mercado plataformas e-commerces como a Vtex, por exemplo, que contam com recursos para a criação de sites pensados primeiramente e especialmente para telas pequenas. São os chamados Mobile First.
Mas se eu fosse convidado a lhe dar uma dica, diria que você deveria apostar nas duas tecnologias, pois com uma loja virtual Mobile Site poderá alcançar o mercado dos usuários de iOS e Android e com o Mobile App terá como oferecer maior agilidade, interação e diversão aos seus consumidores, o que os fidelizará.