A pesquisa “E-commerce Trends 2017” realizada em março deste ano pela Rock Content revelou muitas coisas inusitadas do comércio eletrônico, dentre as quais a proposição de que a presença dos e-commerces nas redes sociais é incompatível com a presença dos consumidores.
Em outras palavras, de acordo com o referido estudo, a participação dos consumidores é muito mais efetiva dos que a participação das lojas virtuais nas mídias sociais. Vamos aos números que comprovam isso:
Presença dos e-commerces nas redes sociais:
• Facebook: 94,9%
• Instagram: 76,6%
• YouTube: 38,6%
• Twitter: 28,3%
• Google+: 26,0%
• Pinterest: 19,8%
• LinkedIn: 19,3%
• Snapchat: 5,1%
• Sem presença nas redes sociais: 3,9%
• Outros: 0,5%
Presença dos consumidores nas redes sociais:
• Facebook: 96,6%
• Instagram: 87,2%
• YouTube: 68,0%
• Twitter: 44,5%
• Google+: 28,1%
• Pinterest: 75,6%
• LinkedIn: 34,0%
• Snapchat: 35,4%
• Sem presença nas redes sociais: 0,5%
• Outros: 1,1%
Como a pesquisa está trabalhando com números percentuais, vê-se que em todas as mídias sociais mencionadas o consumidor está mais presente do que as lojas virtuais. Em alguns casos como o do Pinterest, Twitter, YouTube e LinkedIn, a disparidade é gritante.
Dado que o estudo da Rock Content também expõe que as mídias sociais são os principais meios de aquisição do e-commerce (na frente de anúncios Google, E-mail Marketing e blog e-commerce, entre outros), chega-se à conclusão de que os administradores de lojas virtuais não estão enxergando esse processo como deveriam.
Resumindo, se levarmos em conta os números dessa pesquisa, é preciso aumentar a presença do seu negócio e-commerce nos diferentes tipos de redes sociais para, assim, conseguir ampliar o seu mercado e vender mais.