Um estudo realizado pela Opinion Box entre os dias 2 e 12 de março de 2017 com 1.166 consumidores que realizaram compras na internet via smartphones e tablets nos últimos 12 meses revela o quanto a usabilidade é importante no M-commerce.
Conforme a pesquisa, os principais pontos positivos de se comprar via mobile são:
– Praticidade (81%)
– Agilidade (71%)
Contudo, apesar de as tecnologias móveis poderem oferecer praticidade e agilidade, nem sempre é o que acontece. Para os entrevistados da pesquisa Opinion Box, há muitos problemas que causam desistência das compras, tais como os de:
– Site lento
– Site não responsivo
– Aplicativo lento
– Aplicativo que trava
– Diminuição das informações de produtos
– Má visualização dos produtos
– Falta de opção para continuar comprando
– Passos demais para finalizar uma compra
Outra questão importante é a das formas de pagamento. As mais utilizadas pelos consumidores pesquisados foram:
– Boleto bancário (31%)
– Cartão de crédito parcelado (27%)
– Cartão de crédito à vista (20%)
Ainda segundo a pesquisa, os produtos mais comprados via mobile pelos consumidores consultados foram:
– Roupas e acessórios (47%)
– Eletrônicos (40%)
– Livros e papelaria (37%)
– Saúde, beleza e medicamentos (36%)
– Informática (34%)
– Eletrodomésticos (31%)
– Comida (30%)
– Táxi ou carro particular (28%)
– Ingressos (25%)
– Viagens e turismo (20%)
– Cama, mesa e banho (13%)
– Móveis e decoração (12%)
– Artigos esportivos (12%)
Estas estatísticas nos revelam, entre outras coisas, que para conseguir vender e lucrar no Mobile Commerce (seja via Mobile App ou Mobile Site E-commerce) é necessário contar com um bom mix de produtos, bem como ter múltiplas formas de pagamento e não apenas as três citadas nesse artigo. O pagamento em dinheiro vivo na entrega e-commerce e o pagamento via lotérica, por exemplo, podem aumentar e muito a sua clientela online.
Além disso, é necessário oferecer uma excelente User Experience para os consumidores (os conceitos de Mobile First e Mobile Friendly podem ajudar nesse caso), bem como uma fácil indexação nos mecanismos de buscas para que a sua loja possa ser achada na hora certa, no lugar certo e do jeito certo.