Se você der uma espiada nas grandes lojas virtuais brasileiras, logo perceberá que elas oferecem várias opções para os consumidores criarem listas de produtos que eles gostariam de comprar.
O Extra e o Ponto Frio, por exemplo, contam com o botão “Adicionar à lista de casamento”. A Saraiva usa o “Lista de desejos” mesmo. Há lojas que usam o botão “Adicionar à lista de desejos” quando não há exemplares do produto solicitado no estoque. Já o Submarino mantém o botão “Sugerir”, que permite que as pessoas relatem quais produtos elas gostariam de ver no site.
Seja como for, habilitar esse recurso na sua loja virtual lhe possibilitará:
1. Saber mais sobre o consumidor
Entender melhor os desejos de consumo do seu público-alvo.
2. Melhorar o “mix de produtos”
Acrescentar produtos mais pedidos à loja e retirar os que não vendem.
3. Manter um canal aberto com o prospect
Avisar o prospect via e-mail quando o produto chegar no estoque.
4. Incentivar o compartilhamento
Inserir botão “Eu quero” para o prospect compartilhar nas redes sociais.
5. Trabalhar com o E-mail Marketing
Enviar propostas de produtos complementares para o prospect via e-mail.
De fato, essa ferramenta é tão importante para as vendas que a Vtex, plataforma de e-commerce, desenvolveu um tutorial que ensina administradores de lojas virtuais como você a preparar diferentes tipos de listas para uso dos consumidores. Confira:
– Tutorial Vtex “Criando tipo de lista”
Caso não tenha tempo para esse trabalho, contrate uma consultoria e-commerce para utilização da plataforma Vtex para que outros profissionais mantenham a sua loja atualizada.