No encalço da expansão do comércio eletrônico no Brasil surgiram variadas empresas nacionais e internacionais, as quais fornecem plataformas e-commerce para quem quiser implantar e gerenciar uma loja virtual.
Muitas dessas empresas fornecem plataformas multitarefas, que oferecem dezenas de soluções embutidas, a maioria padronizadas, para todos os seus clientes, o que lhes permite cobrar mais barato pelo aluguel do sistema.
Em curto prazo, a solução multitarefa é muito atrativa ao passo que a maioria dos empreendedores não resiste às suas tentações e embarca no discurso de Marketing das suas empresas operadoras.
No entanto, é em médio e longo prazo que esse barato começa a sair caro. Veja como:
– Rentabilidade: o aluguel do sistema é mais barato nas plataformas multitarefas, no entanto, o gasto agregado (custo do aluguel da plataforma mais o custo de Marketing) é geralmente maior, pois elas não são muitos boas na hora da divulgação.
– Escalabilidade: as soluções padronizadas da plataforma multitarefas não funcionarão adequadamente quando a sua loja virtual precisar se expandir. Para suportar o crescimento, você precisará de uma plataforma e-commerce escalável.
– Funcionalidade: como uma plataforma multitarefa oferece soluções padronizadas, pode ser que estas não se encaixem bem ao seu nicho de negócios. Essa assimetria lhe fará perder vendas e dinheiro. Por isso, prefira as plataformas e-commerces que possuam programação back-end e front-end livres para personalização.
– Velocidade: quanto maior a velocidade da sua loja virtual, maior é a percentagem de conversão de vendas. Como as plataformas multitarefas possuem os códigos engessados, não é possível realizar muitas melhorias em relação a isso.
Por essas e outras, tome cuidado com as plataformas de e-commerce multitarefas, cujos alugueis são baratos no início, mas a rentabilidade geral se revela mais cara do que a das plataformas com back-end e front-end livres para personalização, as quais são mais caras no início, mas são mais econômicas a partir de médios e longos prazos.