Soluções de atendimento são os canais de comunicação que você poderá utilizar no seu e-commerce para dialogar com os seus leads (pessoas que estão a ponto de comprar pela primeira vez) e consumidores (pessoas que já compraram uma vez e podem fazê-lo outras vezes).
Hoje, pela manhã, aproveitei o silêncio que permeava a agência de Marketing Digital E-Plus para pensar um pouco sobre essas soluções e cheguei a estas 7 ferramentas de atendimento. Confira:
– Chat online
Caixa de diálogo onde você conversa em tempo real via mensagens de texto com os visitantes da sua loja virtual. Essa ferramenta possibilita saber a origem do acesso e qual página o consumidor está visitando.
– Fórum
Sistema em que os usuários ou visitantes da sua loja virtual fazem perguntas que, posteriormente, são respondidas por outros usuários ou por profissionais da própria loja.
Chegar ao e-mail dos seus compradores, ainda que para solucionar dúvidas, é um feito que você deve comemorar, pois isso envolve intimidade que, por sua vez, é muito importante para a fidelização.
– Redes sociais
Sites e-commerces como o Submarino contam com profissionais que fazem a intermediação com os consumidores nas redes sociais com mensagens diretamente nos posts e/ouinbox.
– Telefone
Enquanto no fórum, e-mail, rede social e chat as conversas se dão via texto, no telefone o contato é por voz, o que torna a solução de problemas mais rápida e confortável para os seus consumidores.
– Perguntas mais frequentes (FAQs)
Solucionam dúvidas e problemas dos visitantes da sua loja antes mesmo deles passarem por processos mais demorados. Elas também podem ser usadas para treinamento dos próprios atendentes da sua loja virtual.
– Destino físico
A inserção de um destino físico no site da sua loja virtual gera mais credibilidade na mente dos consumidores e abre um canal de comunicação ao vivo, para todos saberem que você é de carne e osso.
O uso dessas e de outras ferramentas de atendimento é importante para a sua loja virtual porque com elas você poderá não apenas solucionar dúvidas e problemas dos seus consumidores, mas conhecer melhor o comportamento do seu público-alvo, o que lhe permitirá criar melhores campanhas de Marketing Digital e vender mais.