Entre os maiores desafios do e-commerce nacional está o de fazer entregas com qualidade e velocidade, como já vimos no post “Frete e-commerce: entregas demoram até 46 dias no Brasil”. Mas já temos como mudar isso?
Uma das opções para a otimização desse quesito é usar os serviços de uma empresa de entregas rápidas, mais conhecida pela nomenclatura “Same Day Delivery” (SDD), que em português significa “Entrega no Mesmo Dia”.
O conceito SDD já é utilizado por grandes lojas norte-americanas como a Amazon, Walmart e Ebay, por exemplo, e é uma alternativa para quem tem e-commerce tamanho médio e está em franco crescimento.
Uma SDD funciona basicamente da seguinte forma:
– Conta com Centros de Distribuição descentralizados, isto é, localizados em várias regiões do país, o que facilita a distribuição para consumidores que vivem em lugares mais distantes;
– Pode empregar transporte aéreo em alguns casos;
– Possui Centro de Distribuição com equipamentos, sistemas e processos modernos, todos projetados e organizados para evitar gargalos;
– Tem equipe de trabalho treinada, o que mantém a produtividade alta.
Convenhamos, terceirizar o trabalho de logística para uma empresa de entregas rápidas como uma SDD é uma maneira excelente de dar um salto de qualidade e abocanhar uma fatia maior de consumidores no mercado e-commerce. Não é?