Você empreendedor de lojas virtuais que gosta de estar sempre à frente de seu tempo, de se antecipar às novidades para, assim, se estabelecer ou se consolidar como líder de mercado no futuro, não pode deixar de prestar atenção à Internet das Coisas.
Para quem não está por dentro, Internet das Coisas é um termo cunhado em 1999 pelo pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Kevin Ashton, para definir a crescente onda de conexão de objetos do nosso cotidiano à rede mundial de computadores.
Passados mais de 15 anos desde a proposição de Ashton, podemos observar que muitos objetos de nosso cotidiano estão cada vez mais ligados na Internet, tais como alguns e/ou algumas:
– Televisores, geladeiras e outros eletrodomésticos
– Tênis, óculos, camisas e outros objetos de vestir
– Bicicletas, automóveis e outros veículos
– Maçanetas, lâmpadas, termostatos e outros objetos residenciais
Basicamente, qualquer coisa pode ser conectada à rede. Aliás, a consultoria Gartner previu que, neste ano de 2016, nada menos do 6,4 bilhões de dispositivos estarão plugados e que, em 2020, serão 30 bilhões.
Ora, quem pensa no futuro logo percebe o potencial que isso representa para o e-commerce. Alguns empreendedores do ramo, aliás, não perderam tempo e já criaram um tipo de geladeira que avisa quando os alimentos estão acabando e que faz novas compras automaticamente.
Enfim, é importante ficar atento às novidades que dizem respeito à Internet das Coisas, pois é muito provável que isso se torne em breve um novo canal de vendas do comércio eletrônico.