Wearable (Vestível) é um termo inglês que vem sendo utilizado para definir as chamadas tecnologias vestíveis como relógios, óculos, roupas, etc., muitas das quais podem ser conectadas à internet e ao comércio eletrônico, que neste caso é chamado de wearable commerce.
O Wearable Commerce é, portanto, o mercado online onde lojistas como você podem comercializar produtos via tecnologias vestíveis conectadas à internet para os consumidores.
De acordo com estudo do site Statista, 14% dos norte-americanos usaram um wearable como um Fitbit, Garmin Watch ou Apple Watch para fazer compras nos três meses seguintes a setembro de 2017. Como se pode observar, o wearable commerce é um ramo do e-commerce que está em franco crescimento. E a tendência é que ele alcance patamares inimagináveis em breve.
Nesse contexto, tecnologias como fones de ouvido que se conectam a aplicativos como o Google Assistant ou Siri, por exemplo, podem auxiliar os consumidores a pesquisarem produtos e a realizarem compras por meio de “controle por voz” enquanto as mãos ficam livres para outros afazeres.
Joias como brincos, pulseiras, anéis, colares e tornozeleiras, entre outras wearables do tipo, poderão ajudar o consumidor a compreender melhor os próprios hábitos e, com isso, a realizar compras melhores em múltiplas categorias.
Óculos poderão criar realidades aumentadas que facilitarão a visualização e até a experimentação de produtos. Com isso, os consumidores poderão conhecer melhor cada item antes de adquiri-los.
Com o crescimento da internet das coisas, que já em 2020 terá 30 bilhões de dispositivos do cotidiano como geladeiras, televisores e veículos (além dos objetos vestíveis) conectados à internet, o wearable commerce tem todo um potencial a ser desenvolvido pela frente.