O que é um Rafe no Marketing para e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

A arte de produzir rascunhos e os seus benefícios para a criação de lojas virtuais e campanhas de publicidade digital

raf-ecommerce

O Rafe, também chamado de Rough, é a terminologia inglesa usada para denominar os rascunhos ou desenhos preliminares que os profissionais de Marketing elaboram antes de desenvolver efetivamente um determinado serviço para um cliente.

Se um dia você tiver a necessidade de contratar uma agência de Marketing Digital, verá que a produção do Rafe vem logo após a elaboração do Briefing, o qual já comentei no post imediatamente anterior a este.

Só para contextualizar, depois que um Rafe é produzido e aprovado, os profissionais da agência de Marketing iniciam a criação do Layout ou arte final do projeto.

Assim, toda vez que você procurar uma agência de Marketing Digital para a criação de uma loja virtual, um site, uma campanha de publicidade ou outro serviço, o desenvolvimento do Rafe se dará em algum momento entre o Briefing e o Layout.

Seja como for, o Rafe proporciona várias vantagens aos projetos de Marketing para e-commerce. Observe algumas delas a seguir:

– Mais economia
Os Rafes podem ser produzidos em guardanapos, sulfite, folhas de caderno ou qualquer outro tipo de papel barato;

– Facilidade para testar
Como só são necessários um lápis e um pedaço de papel barato, é possível rabiscar inúmeras possibilidades sem se preocupar com perdas;

– Mapeamento
Ao criar um esboço inicial, você tem uma visão mais ampla do projeto, o que abre oportunidades para melhorias durante a criação da arte final;

– Compreensão veloz e profunda
Um Rafe pode fazer com que a equipe de trabalho entenda o projeto melhor e mais rapidamente, o que diminui o tempo de desenvolvimento;

– Identificação de problemas
Rascunhos, ainda que feitos com desenhos infantis, permitem a equipe de trabalho identificar e solucionar erros de projeto antecipadamente.

Como você pode ver, o Rafe é uma ferramenta simples e econômica, mas com um potencial incrível para diminuir os riscos, o tempo e os custos da realização de um projeto de Marketing para e-commerce. Portanto, daqui para frente, use sempre o Rafe para criar protótipos e testes. Fica a dica!