Briefing é um documento formal desenvolvido pelos profissionais de uma agência de Marketing em acordo com seus clientes. Ele é, ao mesmo tempo, um histórico de ações já realizadas e um passo a passo que orienta ações futuras para a produção de um ou mais serviços de Marketing.
O Briefing de Marketing para e-commerce possui a mesma finalidade, só que é voltado para a prestação de serviços para lojas virtuais. Ele é geralmente elaborado nas primeiras reuniões entre os diretores e-commerce e os profissionais da agência contratada para planejar trabalhos de Marketing Digital como:
Links patrocinados para e-commerce
– E-mail Marketing
– Produção de conteúdo SEO
– Criação de lojas virtuais
– Criação de sites
– Criação de banners publicitários para publicação na web
– Produção de e-books e outras atividades
Cada agência possui seu próprio modelo de Briefing de Marketing Digital, mas em geral este documento conta com os seguintes tópicos:
– Histórico: dados gerais sobre o cliente, suas marcas, produtos e serviços
– Problema: motivo da contratação da agência de Marketing Digital
– Objetivo: resultado que o diretor e-commerce espera da agência
– Ações: estratégias, técnicas e táticas de atuação da equipe de Marketing
– Áreas de atuação: público-alvo e temas relacionados
– Pesquisas: cenário econômico, Buyer Persona, S.W.O.T., etc.
– Concorrentes: análise das lojas virtuais rivais
– Benchmarking: captação e adaptação de boas práticas de empresas rivais
– Orçamento: quanto o cliente pretende investir no projeto
– Planejamento: formalização de metas de curto, médio e longo prazo
Um bom Briefing direciona cientificamente todo um projeto de Marketing e evita que o cliente e os profissionais da agência caiam na tentação de tomar decisões baseadas na intuição. Saiba mais sobre isso no artigo “Quando um modelo de Marketing influencia sua loja virtual”.